Secretaria de Saúde vacina 1.400 cães e gatos contra raiva em ação na Praça Olímpica

A Divisão de Vigilância Ambiental de Teresópolis realizou, em parceria com o Unifeso, no último domingo, 13, na Praça Olímpica, no centro da cidade, vacinação antirrábica de cães e gatos domésticos em sistema de Drive Thru, mas quem passou a pé com seu pet também foi atendido. Foram imunizados contra raiva 1.078 cães e 329 gatos, totalizando 1.407 animais vacinados. A Secretaria de Saúde também vai promover a vacinação volante no interior do município nos próximos dias. Os detalhes serão divulgados em breve.

A vacinação antirrábica gratuita de cães e gatos domésticos também acontece na Secretaria Municipal de Saúde/Setor de Controle de Zoonoses (Rua Júlio Rosa, 366, na Tijuca), todos os dias, de segunda a sexta, das 8h às 12h.

A partir dos três meses de vida os animais já podem receber a primeira dose da vacina antirrábica. Lembrando que a contenção do animal é de responsabilidade do proprietário, que deve ser sempre um adulto. Leve seu animal de estimação devidamente contido, com coleira e guia e tragam, caso possuam, a carteira de vacinação.

A raiva é uma doença grave e letal. Qualquer mamífero pode ser infectado e transmitir a raiva, porém cães e gatos exercem um papel importante na transmissão por conviverem muito próximo aos humanos. Em Teresópolis, a raiva está controlada.