Prefeito e Secretário de Saúde vistoriaram as obras nesta terça-feira (30)
Nesta terça-feira (30), o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado do secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos, e do secretário de Obras Públicas, Ricardo Pereira Jr., realizou uma vistoria nas obras da futura sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que tem inauguração prevista para a segunda quinzena de dezembro.
O SAMU vai integrar a Rede de Urgência e Emergência de Teresópolis e a instalação é resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e o Ministério da Saúde (MS). O acordo foi assinado em 12 de agosto de 2021, e o custeio do projeto será dividido entre os governos Estadual e Federal.
“Já temos duas ambulâncias adaptadas que seguem o padrão do SAMU. Parabenizamos toda a equipe da Saúde por tornar realidade essa conquista para Teresópolis. Estamos trabalhando bastante para que essa entrega aconteça antes do Natal. É mais uma entrega da nossa gestão para a Saúde e o cumprimento de mais uma das propostas do nosso programa de gestão”, afirma o Prefeito Vinicius Claussen.
O secretário de Saúde explica que a regulação para saídas será feita em Petrópolis, pela Central de Regulação de Urgências (CRU). “A equipe já está completa e pronta para quando o serviço estiver operante. Nós contratamos 25 profissionais dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas. Já a regulação para as saídas será feita em Petrópolis, onde fica a Regulação de Urgências, que coordenará as prioridades para cada atendimento”, explica Antonio Henrique Vasconcellos.
O projeto do SAMU também atende a uma moção parlamentar do Vereador Dudu do Resgate e uma solicitação da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal, presidida pelo Vereador Dr. Raimundo Amorim.
Hemonúcleo Municipal de Teresópolis
Ainda na terça-feira (30), Prefeito e secretários, acompanhados do secretário de Fiscalização de Obras Públicas, Carlos Antônio Moreira, fizeram uma vistoria no Hemonúcleo Municipal, em obras desde janeiro de 2021 para readequação e modernização dos equipamentos.
“Em breve iremos inaugurar o novo prédio, com melhorias na estrutura e nos equipamentos para que a equipe de saúde possa prestar o melhor serviço e para que os teresopolitanos possam fazer essa doação que ajuda a salvar vidas. A obra segue todas as determinações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que busca humanizar os atendimentos”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen.
Construção de dois novos sanitários masculino e feminino e de um adaptado para pessoa com deficiência; substituição de bancadas e cubas e instalação de armários; troca geral das instalações elétricas, incluindo colocação de alarme para sanitário PCD; nova forração e colocação de revestimento cerâmico nas paredes das salas da área técnica; correção de pontos de infiltração; colocação de piso tátil nas áreas externa e de espera e pintura geral são alguns dos serviços realizados.
A unidade recebe, em média, 200 doações de sangue por mês e existe no município desde 2001, sendo referência na região. “A unidade também atende os municípios vizinhos de São José do Vale do Rio Preto e Guapimirim, podendo ainda fazer doações do banco de sangue para hospitais de Nova Friburgo, Magé e Rio de Janeiro”, explica o secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.
Fotos: Sidney Pontes