‘Saúde Conectada’: entrega de 80 computadores e instalação de internet acelera a implantação do sistema de gestão integrado da Secretaria de Saúde

Foram entregues na quinta-feira (17), 80 dos 300 computadores adquiridos pela Prefeitura, por meio de licitação, para uso na Saúde. Com os equipamentos, a Secretaria Municipal de Saúde vai dar mais um passo na implantação do sistema de informatização e de modernização de gestão da área. Iniciada em maio, a interligação já está sendo utilizado na UPA Teresópolis, nas farmácias municipais, na central de abastecimento farmacêutico, no almoxarifado e no controle de frotas.

É o Programa ‘Saúde Conectada’, que também inclui a conexão das unidades com rede de internet, necessária para a integração do sistema. Atualmente, dez unidades municipais estão recebendo acesso à internet para instalação do sistema: Centro de Saúde da Várzea, Cemusa, Centro Materno Infantil, Serviço de Pronto Atendimento Dr. Eitel Abdallah e os postos de saúde da família de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Granja Guarani, Meudon e Rosário.

“A implantação do serviço seguirá progressivamente até alcançar todos os setores da Secretaria de Saúde. A meta da Gestão Municipal é, cada vez mais, oferecer serviços de qualidade à população”, assinala Antonio Henrique Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.

A instalação do novo sistema é supervisionada pela Subsecretaria de Gestão e Planejamento Municipal de Saúde, que acompanha as ações da empresa contratada pela Prefeitura, através de licitação. “A informatização da Rede Municipal de Saúde otimiza os recursos do município, aumenta a produção informada ao Ministério da Saúde e melhora o acesso da população aos serviços, diminuindo o número de faltosos. Também facilita as prescrições de exames e medicamentos com a utilização do prontuário único eletrônico”, ressalta o subsecretário Rodrigo Rebello.

A instalação da rede é executada pela empresa NGT – New Group Telecom, que doou conexões à internet por fibra ótica para 100 órgãos municipais, priorizando a Saúde e a Educação. A contribuição é feita através do Projeto ‘Doação do Bem’, criado pelo Decreto Municipal 4.997/2018.

“A doação reforça o projeto de modernização da gestão, especialmente no que se refere à Saúde e à Educação. Com internet mais rápida, essas secretarias poderão implantar com mais facilidade os projetos em andamento, acelerando a chegada dos benefícios à população”, pontua Vinicius Oberg, secretário de Ciência e Tecnologia.

“Estamos trazendo a Prefeitura para o século XXI. Desde o início da gestão estamos investindo na modernização de equipamentos e de procedimentos em vários setores municipais para melhorar o atendimento à população, entre eles, a Saúde. Com o sistema de gestão e as unidades conectadas e, portanto, integradas, temos muitos ganhos, desde redução de custos, de uso de papel, a maior rapidez no fluxo de trabalho, mas principalmente, agilizamos a prestação de serviço à população e garantimos segurança nas prescrições, uma vez que teremos o prontuário único”, avalia o Prefeito Vinicius Claussen.