Em comemoração ao Mês do Livro, com três importantes datas: 2 de abril (Dia Internacional do Livro Infantil), 18 de abril (Dia Nacional do Livro Infantil), que homenageia Monteiro Lobato, e 23 de abril (Dia Mundial do Livro), foi promovida, nesta terça-feira (8), uma Roda Cultural, que teve como cenário a Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza, localizada na Secretaria M. de Educação, para jovens integrantes do Grupo Interação Social (GIS).
A atriz e professora Edinar Corradini fez uma participação especial, em performance de uma de suas personagens favoritas, a boneca Emília, do Sítio do Picapau Amarelo, criação do escritor Monteiro Lobato. O evento contou com a presença da vice-prefeita, drª Afaf Ribeiro, e da secretária de Educação, Carla Rabello.
“Esse movimento é fundamental para a inclusão social dos meninos e meninas neurodivergentes, que participam do Grupo de Interação Social. É bonito ver a felicidade nos olhos deles!”, enfatizou a vice-prefeita, drª Afaf. A secretária de Educação, Carla Rabello, também ficou emocionada. “É uma alegria imensa ter esses jovens aqui na Biblioteca. Essa interação socioeducacional é extremamente importante e enriquecedora para todos nós!”.
O GIS se reúne no Centro Cultural Feso Pro Arte, onde são realizadas atividades cognitivas, artísticas, de interação alimentar e socioculturais, para desenvolver habilidades e a participação social. No momento, está sendo trabalhada a Literatura, em especial, o escritor Monteiro Lobato, e surgiu a ideia de promover um passeio sociocultural à Biblioteca Municipal.
“Foi uma tarde muito especial para nós do GIS! Fomos recebidos com muito carinho pela equipe da Biblioteca Municipal. Os integrantes do grupo são jovens e adultos neurodivergentes, que participam do GIS há cerca de cinco anos, e promovemos diversas atividades sociais, educacionais e culturais com eles. Hoje, com essa visita a esse espaço tão especial, tivemos momentos inesquecíveis para todos nós!”, comentou Luciene Sousa Marques, psicóloga e neuropsicóloga.
Em uma apresentação voluntária, a artista e professora Edinar Corradini emocionou a todos com sua interpretação. “A Emília é uma personagem que todos gostam! Adultos, crianças e jovens. Ela é uma contadora de histórias inteligente, criativa, esperta, atrevida e dinâmica! Faço a Emília há 55 anos e confesso que ela é uma das minhas personagens preferidas!”, declarou Edinar Corradini, lembrando que 18 de abril, data de nascimento de Monteiro Lobato, foi escolhida para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor.
A boneca Emília é uma personagem do escritor brasileiro Monteiro Lobato, que apareceu pela primeira vez no livro ‘A Menina do Narizinho Arrebitado’, publicado em 1920. Emília é uma boneca de pano recheada de macela, feita por Tia Nastácia para a menina Narizinho na obra Sítio do Picapau Amarelo.
A Biblioteca Municipal
A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Teresópolis é privilegiada com um espaço que possui um acervo de 60 mil títulos à disposição da população: a Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema, a maior da Região Serrana, que completa 85 anos em 2025.
“É importante para a Biblioteca Municipal receber eventos e pessoas das mais variadas culturas. Por isso, nós estamos aqui, de portas abertas, para receber atividades como a Roda Cultural de hoje. É um prazer ter os jovens e profissionais do GIS conosco!”, frisou o assessor de Relações Públicas e Projetos Especiais do espaço, Marcos Habib, pontuando que a biblioteca completa 85 anos em novembro e que a comemoração contará com muitas atividades.
A Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza está instalada na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Carmela Dutra, 475 – 1º andar, em Agriões. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Fotos: Jonathan Martins