Formação de Programadores é gratuita e conta com parceria da Prefeitura
O Polo Teresópolis recebeu 953 inscrições para o programa de Residência em TIC/Software do Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana. A lista com os nomes dos candidatos aprovados para a próxima fase do processo seletivo pode ser acessada em http://serratec.org/residencia-de-software/resultados.html.
O curso gratuito de imersão tecnológica conta com a parceria da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia. O processo seletivo é formado por etapas que vão desde provas online, passando por entrevistas e dinâmicas de grupo.
Serão disponibilizadas 74 vagas para Teresópolis, 74 vagas para Petrópolis e 35 vagas para Nova Friburgo, totalizando 183 vagas. As aulas terão início em março e encerram em julho, com uma maratona de programação.
Capacitando para o mercado
A capacitação é voltada à qualificação profissional de programadores, que une teoria e prática e dura quatro meses e meio. Um dos objetivos da Residência é ajudar a suprir a demanda por profissionais de TI das empresas da região e fomentar a atração de novos empreendimentos de tecnologia para as cidades serranas.
Para o primeiro semestre de 2021 serão abertas 183 vagas para a região. A previsão é que no segundo semestre o desenho se repita, tendo, ao final deste ano, 370 novos devs – termo usado para se referir aos profissionais de programação – atuando no mercado de TI na região.
Ao final, o aluno ainda pode conseguir emprego em uma das empresas parceiras do programa. É uma espécie de passaporte para um dos mercados que mais cresce no mundo, o de tecnologia. Por conta da pandemia da Covid-19, será realizado em formato online, com aulas ao vivo, seguindo o modelo já operado em 2020. De acordo com o edital do programa, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras e quem estudou em escola pública são públicos prioritários.
Parceria com Prefeitura de Teresópolis
Desde 2019, o Serratec, que tem o Prefeito Vinicius Claussen como integrante do Conselho Consultivo, já capacitou 177 pessoas de diferentes faixas etárias, com níveis educacionais variados e oriundos de distintas áreas de conhecimento, entregando diversidade e profissionais multidisciplinares ao mercado de TI da região.
Outra importante iniciativa foi o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura e o Serratec, em janeiro deste ano. O convênio amplia o potencial de ações conjuntas e pactua o compromisso de ambas as partes com o desenvolvimento tecnológico do município.
A meta é estimular e apoiar a implantação de parques tecnológicos, núcleos de inovação tecnológica, incubadoras sociais e de base tecnológica, aceleradoras de startups, espaços de trabalho compartilhado, dentre outras instâncias, partes integrantes de sua estratégia para incentivar os conhecimentos e novas tecnologias que gerem novos negócios, ampliando a competitividade da economia local; e, novos processos mantenedores e incrementadores da qualidade de vida local e regional.