Regularização do Borboletário: INEA realiza vistoria técnica no local

No momento, você está visualizando Regularização do Borboletário: INEA realiza vistoria técnica no local
Da esquerda para direita: 1 - Marco Pinheiro Gonçalves - Gerente de Fauna do INEA 2 - Flávia Araújo - Subsecretária de Meio Ambiente 3 - Renato de Mello Rocha - Analista do INEA 4 - Vitor Cunha - Biólogo da Secretaria de Meio Ambiente
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de janeiro de 2025
  • Categoria do post:Meio Ambiente
Compartilhar:

Em prosseguimento ao processo de regularização do Borboletário, localizado no Horto Municipal Carlos Guinle, no bairro Quarenta Casas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) recebeu a visita técnica do gerente de Fauna do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marco Pinheiro Gonçalves, acompanhado do analista Renato de Mello Rocha, nesta sexta-feira, dia 23.

Atendendo à solicitação do Prefeito Leonardo Vasconcellos e do Secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, a visita tem como finalidade regularizar as atividades do Borboletário, assegurando que estejam em conformidade com as legislações ambientais vigentes. Essa regularização é fundamental para a conservação das espécies, promoção da educação ambiental, viabilização de pesquisas científicas e proteção do meio ambiente local.

O INEA vem acompanhando de perto o caso, solicitando a adequação das condicionantes necessárias ao processo de regularização do espaço. À medida que as tratativas e exigências forem sendo cumpridas, a população receberá informações atualizadas.

Os biólogos responsáveis pelo Borboletário, Marina Duarte e Vitor Cunha, também participaram da ação.

Com base na Resolução n° 157/2018, que estabelece normas e regulamenta o manejo da fauna silvestre, abrangendo aspectos como criação, conservação, comercialização, pesquisa científica, abate e beneficiamento, a SMMA reafirma seu compromisso com a regularização do borboletário. O objetivo é garantir o bem-estar dos animais que habitam o local e assegurar que o espaço funcione de maneira adequada para a visitação pública.

Fotos: Ana Laura Siqueira.