Regularização de prestadores de serviços destaca Teresópolis como exemplo de gestão para crescimento do turismo

Compartilhar:

Em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e a TurisRio, e apoio de equipe de estagiários do curso superior de Turismo da UERJ, Teresópolis conseguiu aumentar em 411% o número dos meios de hospedagem da cidade no Cadastur – Sistema de Cadastro de prestadores de serviços do Ministério do Turismo. A ação começou há quatro meses, com 9 estabelecimentos inscritos, e atualmente possui 38 regularizados, totalizando 3.549 leitos. 

“O Governo vem trabalhando para incrementar cada vez mais a atividade turística no município, visto que se trata de importante fonte geradora de recursos para movimentar a economia da cidade”, destaca o secretário municipal de Turismo, Elias Martins. 

Para Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, a cidade está sendo um exemplo de gestão para o crescimento do turismo. “A atividade em Teresópolis vem crescendo rapidamente. E, por conta de todo esse esforço, a cidade já foi contemplada com dois prêmios importantes relacionados ao turismo este ano. Em julho foi considerada um dos 23 destinos mais bonitos do país e, em outubro, foi selecionada entre as 50 cidades mais bem qualificadas para se visitar no Brasil, ficando na 32ª posição, onde foram pontuados quesitos como limpeza, comodidade e receptividade. Ambos os prêmios foram dados pela empresa americana Expedia, uma das maiores agências online do mundo”, pontuou Nilo Sérgio. 

O secretário de Turismo de Teresópolis salienta que são buscadas parcerias com instituições e o setor privado para a recuperação de atrativos. “O Governo conseguiu a colaboração de empresários e revitalizou a Fonte Judite, no Alto. O pórtico de entrada da cidade, no Soberbo, é o próximo atrativo a receber melhorias emergenciais, com reparos no telhado e pintura geral”, enumera Elias Martins. 

Ele acrescenta que a realização de eventos só é possível com a contribuição de empresários comprometidos com o desenvolvimento do município. “Foi assim com o Serra Ink Tattoo, em outubro, o The Coliseum Fight, no início de novembro, e o Festival Nacional de Corais Canta Terê, de 10 a 12 de novembro. E o calendário vai continuar com o Teresópolis Blues Festival, de 17 a 19 de novembro, a Expo Noivas Notáveis, dias 22 e 23, e o Festival Teresópolis Gourmet, de 22 de novembro a 10 de dezembro. Sem contar a decoração e a iluminação de pontos estratégicos da cidade e a programação do Natal Encantado”, concluiu Elias Martins. 

Fotos: Jorge Maravlha/AscomPMT
Com informações da Setur/TurisRio