O prefeito Pedro Gil recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira, 3, representantes da Guarda Civil Municipal de Petrópolis. Em pauta, troca de experiências visando à elaboração de projeto para reestruturação da GCM de Teresópolis. O objetivo é a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública, como previsto pela lei federal 13.022/2014, que institui normas gerais para padronização das guardas civis municipais no país.
“Nós fizemos a nossa reestruturação há pouco tempo e a criação do Fundo está sendo muito útil na nossa cidade. Por isso viemos trazer nossa experiência para os colegas de Teresópolis”, resumiu Max de Paiva Leite, chefe de programas e projetos da Guarda Civil Municipal de Petrópolis.
Pela legislação, em Teresópolis a corporação tem que implantar os setores de Ouvidoria e de Corregedoria. Só depois poderá ser criado o Fundo de Segurança. O órgão permitirá a captação, repasse e aplicação de recursos para o setor de segurança pública no município, dinheiro a ser usado na aquisição de veículos e equipamentos, entre outros, para as atividades exercidas pela GCM em benefício da população.
“O prefeito Pedro Gil está sensível à causa, pois sabe da importância da Guarda estar preparada e equipada para atuar em conjunto com as forças de segurança”, destacou o secretário de Segurança Pública de Teresópolis, Marco Antonio da Luz.
O encontro foi acompanhado por Leandro Lopes e Vinicius Silva, respectivamente responsável técnico e operacional do canil e corregedor da GCM de Petrópolis. Também estiveram presentes o Comandante da CGM de Teresópolis, Gil Wellington, os guardas civis municipais Alves e Souza e o subsecretário de Governo, Itamar Rodrigues.