Iniciativa do Conselho Municipal de Assistência Social de Teresópolis, evento será realizado nos dias 14 e 15 de julho
“Reconstrução do SUAS: o SUAS Que Temos e o SUAS Que Queremos” é o tema geral da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Teresópolis – que será realizada nos dias 14 e 15 de julho (sexta-feira e sábado), no CEAC – Centro de Atividades Comunitárias da Paróquia de Santa Teresa (Edifício Monsenhor Bennassi, Praça Baltazar da Silveira, nº 65, Várzea). A Conferência é uma iniciativa do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Teresópolis, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Para a “efetivação de um debate coerente com a realidade socioassistencial brasileira recente, frente às adversidades enfrentadas e à necessária retomada da democracia no país”, cinco temas ou “eixos” foram eleitos na 312ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) para serem abordados na 14ª Conferência. “Esse é o momento em que a comunidade deve se posicionar, participar. O Serviço Social não é um favor, não é caridade, é um direito constitucional construído com muita articulação”, afirma a Secretária de Desenvolvimento Social, Eliane de Moraes Leite.
Em junho, foi realizada uma “Pré-Conferência” na cidade para discutir cada “eixo” com a equipe de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da SMDS em cinco datas. “Articulação Entre os Segmentos”; “Serviços, Programas e Projetos”; “Controle Social”; “Financiamento” e “Benefício e Transferência de Renda” foram os cinco eixos escolhidos para os debates da 14ª Conferência, que ocorrerão das 8h às 18h, na sexta; e das 8h30 às 13h, no sábado. A Conferência é aberta ao público, que deve se inscrever no link: https://forms.gle/