Publicado edital do Núcleo da Escola de Música Villa-Lobos em Teresópolis

Compartilhar:

Publicado edital do Núcleo da Escola de Música Villa-Lobos em Teresópolis  

Cursos serão gratuitos, com alunos escolhidos por sorteio ou provas escrita e prática  

Foi publicado nesta segunda-feira, 23, no Diário Oficial Eletrônico do Município, o Edital de Admissão aos Módulos do Curso de Formação Musical e Musicalização Infantil do Núcleo Avançado da Escola de Música Villa-Lobos, em Teresópolis. A escola vai funcionar no Centro Cultural Bernardo Monteverde, unidade da Secretaria Municipal de Cultura, no Alto (Av. Oliveira Botelho, 210, sobreloja). 

Os módulos do curso são os seguintes: I – Iniciação em Música; II – Curso de Formação em Música; III – Curso de Capacitação em Música; e Curso de Musicalização Infantil. De acordo com o edital, o curso oferece atividades variadas, visando uma formação abrangente em que o aluno possa ouvir, solfejar, escrever e executar o instrumento de sua escolha e conhecer a cultura musical. 

O primeiro módulo é para alunos com idade mínima de oito anos e máxima de 12 (nascidos entre outubro de 2005 e fevereiro de 2009) e a seleção será feita por sorteio público. O segundo vai de 13 a 16 anos (nascidos entre outubro de 2001 e fevereiro de 2004) e também será feito da mesma forma a escolha dos alunos. O terceiro é para pessoas com um mínimo de 17 anos. 

Os módulos I e II têm duração total de três anos e são compostos de três aulas por semana. O módulo III também tem duração de três anos, mas com quatro aulas por semana, e a escolha dos alunos para este módulo será feita através de prova escrita e prática. Já o Curso de Musicalização Infantil tem duração de dois anos, com duas aulas por semana, e os alunos deverão ter 6 e 7 anos (nascidos entre outubro de 2010 e fevereiro de 2011). Também serão escolhidos por sorteio. Os três primeiros módulos envolvem disciplinas práticas coletivas e disciplinas teóricas; e o Infantil envolve disciplinas práticas coletivas. Todos os cursos serão gratuitos. 

O módulo I (Iniciação Musical) terá 10 vagas. Os módulos II (Formação em Música) e III (Capacitação Profissional em Música) terão 15 vagas, cada. E o de Musicalização Infantil, 10 vagas. Para cada aluno sorteado haverá um aluno na Lista de Suplentes, também sorteado. 

Os responsáveis legais pelos candidatos deverão identificar-se através de documento oficial de identidade com foto; acompanhar os procedimentos de conferência de material a ser usado pelos servidores da instituição; conferir os números sorteados e assinar a data de realização do sorteio público. Cada candidato concorrerá com o canhoto da inscrição, recebido no ato da inscrição. Não será permitida a entrada após o início do sorteio, bem como o uso de telefone celular durante o sorteio e a entrada do responsável pelo candidato sem o canhoto da inscrição ou sem o original do documento de identidade.
Inscrição, sorteio, avaliação e matrícula
 

As inscrições para o processo de seleção serão feitas pelo próprio interessado (no caso de maior de 18 anos) ou pelo representante legal no período de 6 a 17 de fevereiro, na secretaria do Núcleo Avançado da Escola de Música Villa-Lobos, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. No ato da inscrição, o representante legal deverá apresentar original e cópia dos seguintes documentos do candidato: certidão de nascimento ou carteira de identidade; duas fotos 3×4 atuais; declaração escolar atualizada; comprovante de residência (conta de luz, gás ou telefone no nome do representante legal); ficha de inscrição devidamente preenchida, sem rasuras. Para o candidato estrangeiro, também será exigido carteira de identidade modelo 19 e visto de permanência no Brasil. 

A lista geral dos candidatos inscritos, com local e hora do sorteio, será publicada no dia 20 de fevereiro. O sorteio público das vagas está marcado para o dia 22 de fevereiro, em local a ser divulgado após o término das inscrições. A divulgação será feita no mural do Centro Cultural Bernardo Monteverde (tel.: 21-3642-1061), pelo site da Prefeitura – www.teresopolis.rj.gov.br e pela “Fanpage” Cultura Teresópolis. 

A avaliação acontecerá no dia 23 de fevereiro, na sede da Escola Municipal de Música (Av. Oliveira Botelho, 210, sobreloja, Alto), em turno escolhido pelo candidato no ato da inscrição (manhã ou tarde). A prova escrita será iniciada às 8h e às 14h, de acordo com o turno escolhido no ato da inscrição, e terá duração de uma hora e meia. Após a prova escrita, será iniciado o processo de avaliação prática. O candidato deverá levar caneta esferográfica azul, lápis e borracha. Não será permitido nenhum tipo de material de consulta. Em caso de empate entre candidatos, a escolha será feita pela seguinte ordem: 1 – maior nota na prova prática; 2 – maior nota na prova escrita; 3 – candidato mais idoso.

A matrícula dos candidatos sorteados e aprovados será feita pelo próprio candidato ou pelo responsável legal nos dias 2 e 3 de março, na Secretaria do Núcleo Avançado da Escola de Música Villa-Lobos, das 10h às 17h. 

Mais informações no edital publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município de Teresópolis, no site da PMT. 

Texto: Ney Reis Bustamante Filho/Secretaria de Cultura
Foto: AscomPMT