A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social presta contas à população dos atendimentos feitos em mais uma de suas unidades assistenciais. Desta vez é o Centro de Referência de Assistência Social do Barroso, que registra 5.094 atendimentos diversos entre os meses de janeiro e junho.
O CRAS atende famílias referenciadas nos bairros Barroso, Santa Cecília, Ilha do Caxangá, Rosário, Araras e Fátima. Entre os serviços prestados à comunidade estão a entrega de cestas básicas, atualização ou inscrição do Cadastro Único, visitas domiciliares, atendimentos da equipe técnica e orientações através do telefone.
“O desafio de nossas equipes técnicas é aperfeiçoar, cada vez mais, a acolhida das famílias e cidadãos que buscam os serviços socioassistenciais oferecidos pelo município. Constatamos, pelos relatórios de prestação de contas, que todo suporte possível vem sendo assegurado a quem mais precisa de proteção social”, assinala o Prefeito Vinicius Claussen.
Entre os meses de janeiro e março, antes de entrarem em vigor as medidas restritivas por conta da pandemia de Covid-19, a unidade manteve as atividades de convivência familiar e fortalecimento de vínculos, com as oficinas de costura artesanal, corte e costura, capoeira e jiu-jítsu.
Em março, entre as comemorações pelo Mês da Mulher, foi realizada palestra de conscientização e esclarecimentos sobre saúde feminina e sessão de cuidados pessoais e de beleza, com professoras e alunas do curso de maquiagem do SENAC. A equipe técnica do CRAS Barroso ainda participou de encontro no quartel do 16º Grupamento de Bombeiro Militar, com relatos de vivências, dificuldades e conquistas. Em abril, foram distribuídas máscaras para proteção do contágio pelo coronavírus nos bairros da sua área de abrangência.
Confira os números do balanço:
Atendimentos na recepção | 1.900 |
Atendimento telefônico | 1.445 |
Atendimento técnico | 488 |
Atendimento CadÚnico | 221 |
Visitas Domiciliares | 200 |
Cestas básicas | 607 |
Auxilio funeral | 01 |
Encaminhamentos | 232 |