Projeto piloto de proteção de nascentes começa pelo Jardim Serrano

Ação socioambiental vai movimentar o bairro no domingo, dia 14

Marcada para domingo (14), uma ação socioambiental no bairro Jardim Serrano dá o pontapé inicial ao projeto piloto ‘Proteção às nascentes e comunidades produtoras de água’. Iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e da Associação de Moradores de Quebra Frascos, o projeto tem como proposta conscientizar os moradores daquela área sobre a importância da preservação ambiental e do tratamento de esgoto e de resíduos sólidos para garantir o abastecimento de água potável.

“Teremos várias atividades e atendimentos à população, em parceria com as secretarias de Defesa Civil, Direitos da Mulher, Meio Ambiente e de Saúde. A ideia é realizar essas ações em comunidades produtoras de água e buscar soluções, como a construção de pequenas estações de tratamento de esgoto”, resumiu Marcos Jaron, secretário de Desenvolvimento Social.

São parceiros do projeto o Ministério Público do Rio de Janeiro, SESC, Parque Nacional da Serra dos Órgãos/Câmara Técnica de Educação Ambiental e as Organizações Não Governamentais (ONGs) Rede Brasilidade Solidária e Consciência Verde.

A proposta de construção de pequenas estações de tratamento de esgoto em determinadas regiões da cidade surgiu em 2005. Nessa época, estudo preliminar feito pela Fundação Getúlio Vargas, durante a elaboração do Plano Diretor de Teresópolis, apontou que sete comunidades produtoras de água poderiam ser responsáveis pelo abastecimento de 25% da Várzea. No entanto, para proteger as nascentes, seria necessário construir as estações de esgoto.

Confira a programação:

• Programação infantil – esgrima, pintura facial, basquete inflável, contação de história
  • Programação para adultos – oficina de maquete, orientação sobre saúde bucal, oficina de horta e compostagem, ponto de leitura, exposição de turismo solidário.
  • Programação para todos – Exposição de oficinas e cadastramento, oficina de artesanato e papo mulher.

Serviço:

• Ação socioambiental – Projeto ‘Proteção às nascentes
  • e comunidades produtoras de água’
  • Dia: 14/04, domingo
  • Horário: 10h às 14h
  • Local: Sítio Bimini
  • (Estrada Aberlardo da Cunha, 1.103, Jardim Serrano)