Sendo executado como projeto piloto, a expectativa é de que a iniciativa seja implantada em outras unidades Básicas até o fim do primeiro semestre
A unidade de atenção Básica Estratégia Saúde da Família (ESF) Beira Linha idealizou e implementou o Projeto Girassol, que tem como objetivo promover a saúde integral dos pacientes por meio de atividades de socialização e exercícios mentais, que são atividades essenciais para o tratamento de diversas patologias. Pioneiro no município, o projeto promove atividades inclusivas, que estimulam o bem-estar e a qualidade de vida, impactando positivamente na saúde mental dos pacientes. Funcionando como uma unidade piloto para a implementação do projeto, a expectativa é que outras ESFs o recebam até o fim do primeiro semestre de 2025.
O Dr. Bernardo Cardoso Hannas, médico do ESF Beira Linha e idealizador do Projeto Girassol, detalha a motivação por trás da criação do projeto: “ Nós criamos essa espécie de grupo de apoio visando os cuidados na saúde como um todo. Sabemos que técnicas terapêuticas, tanto manuais quanto de consciência e socialização, auxiliam no tratamento de inúmeras doenças e patologias e trazer esse paciente para perto, proporcionar esse tipo de terapia, também nos auxilia no tratamento tradicional. O projeto conta com a ajuda de voluntários, que são essenciais para nos ajudar, pois assim não deixamos de lado a rotina do dia a dia do ESF, e a resposta dos pacientes tem sido muito positiva, principalmente dos idosos, onde percebíamos uma situação de abandono e hoje eles possuem novamente essa sensação de pertencimento e de ser útil para a comunidade.”
Profissionais de outras Unidades Básicas de Saúde Municipais estiveram presentes no encontro, para entender a dinâmica do projeto e implementá-lo em suas próprias unidades . “Assim que tivemos conhecimento do projeto, fiz questão de vir conhecer pessoalmente e de pedir que representantes de outras unidades também pudessem conhecer, para que em um futuro próximo ele também aconteça em outras unidades. Um serviço idealizado pelos funcionários e que traz tantos benefícios para a comunidade deve ser expandido para outras pessoas também possam ter essa experiência maravilhosa que os moradores da beira linha estão tendo.” Declarou o Secretário Municipal de Saúde, Fábio Gallote.
Dentre os objetivo do Projeto Girassol estão o Desenvolvimento de habilidades cognitivas e melhora da memória; Reduzir o estresse e ansiedade; Promover a autoestima e a confiança; Estimular a criatividade e a imaginação; Fomentar a socialização e a integração; tudo isso através de atividades como Meditação e mindfulness; Grupos de apoio e compartilhamento; Oficinas de arte e expressão; Treinamento de memória e concentração; Jogos de lógica e resolução de problemas; e Desenvolvimento de habilidades sociais.
As atividades acontecem a cada quinze dias, intercalados entre terças e sextas-feiras, a partir das 13:30h, e contemplam pessoas de todas as idades. Moradores dos bairros atendidos pela Unidade Estratégia Saúde da Família da Beira Linha podem procurar o local para fazer suas inscrições.