Projeto ‘Brincando com Esporte’ tem festa no Pedrão

A Secretaria de Esportes e Lazer realizou, na sexta-feira, 10/03, no ginásio municipal Pedrão, a cerimônia de encerramento do projeto ‘Brincando com Esporte’. A solenidade contou com a presença do prefeito Mario Tricano, secretários municipais, vereadores e do secretário nacional de Esportes, Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Cruz Fróes da Silva. O evento teve distribuição de pipoca, algodão-doce, bolinho e suco para a garotada, além de pula-pula e piscina de bolinhas. As crianças também puderam participar de várias modalidades esportivas nas áreas interna e externa do ginásio, como vôlei, futsal, tênis de mesa, basquete, jiu-jítsu, etc.

“Fiz questão de trazer esse projeto para nossa cidade pela valiosa contribuição que o esporte pode agregar na formação do caráter de um jovem. Isso sem falar dos benefícios para a saúde. Temos que cuidar bem das nossas crianças, oferecendo oportunidades de lazer e crescimento social e físico. E já mostramos ao Ministério do Esporte nosso interesse para que o projeto aconteça novamente em Teresópolis”, destacou o prefeito Mario Tricano.

Resultado da parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, através do Ministério do Esporte, a iniciativa ofereceu a mais de 500 crianças e adolescentes (entre 4 e 16 anos), no período de 13 de fevereiro a 10 de março, atividades lúdicas e esportivas. A recreação e as aulas de diversas modalidades esportivas, como iniciação ao vôlei, futsal, basquete, tênis de mesa, aconteceram nas praças dos bairros São Pedro, Barra do Imbuí, Alto e Meudon.

“Para mim, é um prazer se recebido pelo nosso amigo, o prefeito Mario Tricano, nessa cidade que eu tanto gosto. É muito bom ter a oportunidade de ver de perto as melhores experiências da aplicação do ‘Brincando com Esporte’, que tem trazido tanta alegria para as crianças. E ver o brilho no olhar delas é gratificante”, frisou o secretário nacional de Esportes, Leandro Cruz Fróes da Silva.

O secretário de Esportes, Luiz Otávio Oliveira, ficou satisfeito com os resultados. “Foram 30 dias do projeto e a meta era atender 100 crianças por projeto/dia, mas teve dia que chegamos a 130 crianças participando das atividades. Com certeza, agradeço ao prefeito por tudo que ele tem feito pela cidade, como conseguir trazer o ‘Brincando com Esporte’. Ajudar na formação dessas crianças é o melhor investimento que podemos fazer. É muito gratificante e, com certeza, vamos buscar de alguma forma, mesmo através só com o município de atender essas crianças nos bairros, nas praças”.

Professora da Escola M. Sebastião Branco, em São Pedro, Valéria Freitas acompanhou alunos durante as atividades. “Essa iniciativa é importante porque o esporte além da função física, ele integra a criança. Essas atividades externas agregam muito. Além de mostrar a importância do esporte na saúde, traz o valor da socialização, confraternização e trabalho em equipe, conduzindo essas crianças a uma aprendizagem bem significativa pra vida delas”.

Mãe de Rafael, de 5 anos, Marielen Melo elogiou a iniciativa. “É realmente um projeto maravilhoso. Estou muito satisfeita em ver meu filho participar. Incentiva as crianças à prática esportiva e à socialização, além do incentivo à disciplina e à responsabilidade”, comentou a dona de casa.

Os vereadores Pedro Gil (presidente da Câmara), Leonardo Vasconcellos, Tenente Jaime, Pastor Luciano, Drª Cláudia e Rock prestigiaram o evento.

Fotos: Jorge Maravilha/Ascom PMT