Programação virtual é destaque no terceiro dia do ‘Feirão Emprega Terê’

Você está visualizando atualmente Programação virtual é destaque no terceiro dia do ‘Feirão Emprega Terê’
Compartilhar:

Com foco na orientação e capacitação das pessoas que buscam uma vaga de emprego, a programação virtual do ‘Feirão Emprega Terê’ foi destaque nesta quarta-feira, 24/02, juntamente com as entrevistas presenciais de candidatos, feitas pelas empresas Stop Chopp e Maria Brasileira. Empregabilidade, dicas sobre processo de seleção, comportamento em processo seletivo, empreendedorismo com atitude no trabalho e na família, educação financeira e o crescimento profissional mesmo no momento de pandemia foram alguns dos assuntos abordados nos episódios da websérie do trabalhador, com profissionais de recursos humanos, assistência social e administração, com dicas sobre como o trabalhador pode se preparar para o mercado de trabalho e crescer em sua carreira.

Também aconteceram palestras rápidas sobre temas como “Competências Necessárias para o Mercado de Trabalho”, “Orientação de currículo”, “Oportunidades de contratações da Alterdata” e “Orientação para a sua carreira” foram abordados e esclarecidos por profissionais de destaque em suas áreas de atuação. Entre os palestrantes, a coordenadora da Universidade Estácio de Sá, professora Ana Cristina Fabbri; o Técnico de Segurança do Trabalho, Fernando Feitoza; o Líder Técnico de Recrutamento e Seleção da Alterdata Software, Thiago Louchard; a Administradora, professora universitária nos cursos de graduação e pós graduação na área de gestão e desenvolvimento de pessoas, professora Rita Mello; e a Coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento e do Programa Jovens Talentos Empreendedores, da Universidade Estácio de Sá, professora Daniela Pereira.

Abertura

O terceiro dia do evento promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária teve abertura oficial do Prefeito Vinicius Claussen, do secretário de Estado de Trabalho e Renda, Capitão Paulo Teixeira, do secretário municipal de Trabalho, Lucas Guimarães, e do presidente do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Felipe Coelho.

Em Brasília, com várias agendas para captação de recursos visando a execução de projetos para Teresópolis, inclusive na área de geração de trabalho, renda e desenvolvimento econômico, o Prefeito Vinicius Claussen destacou em videoconferência a importância da preparação para o mercado de trabalho. “No meu primeiro emprego eu trabalhei como estagiário no setor de habitação da Caixa Econômica e me orgulho muito disso. Fui me qualificando ao longo dos anos, conquistando espaço profissional e hoje sou prefeito de um grande município. Daí a importância do ‘Feirão Emprega Terê’, que investe na orientação de quem quer ingressar ou já está no mercado de trabalho para melhorar suas condições de empregabilidade. O Feirão é uma das estratégias de gestão, dentro do programa ‘Pra Cima Terê’, para a recuperação de empregos em Teresópolis neste período de pandemia, sem deixar de lado os cuidados para preservação da saúde da população. Agradeço a parceria das lideranças e instituições empresariais nesse esforço conjunto pela recuperação socioeconômica de Teresópolis”, assinalou Vinicius Claussen.

Trabalho conjunto – Com ações potencializadas para a geração de 4.200 empregos formais diretos e 10 mil indiretos e projetos para a captação de investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão, o programa ‘Pra Cima Terê’ tem a parceria do Teresópolis Convention & Visitors Bureau; da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT); da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis (CDL); do Sincomércio Teresópolis; da Firjan; do Sindicato Rural de Teresópolis; do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e do Polo Teresópolis de Gastronomia.

“A união que estamos vendo entre poder público e instituições certamente vai trazer frutos para Teresópolis. O Conselho também está focado no auxílio da recuperação econômica do município, de forma responsável e gradual. A capacitação dos trabalhadores é extremamente necessária e temos projeto para avançar nessa pauta, sendo inclusive, este ano, elaborado o Plano Municipal de Trabalho, Emprego e Renda”, comentou Felipe Coelho, presidente do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda.

“A gestão trabalha no potencial de Teresópolis para gerar emprego e renda e está à disposição para fazer cada vez mais políticas públicas para atrair novos investimentos, aumentar a oferta de vagas de emprego e de oportunidades para quem quer ingressar ou já está no mercado de trabalho, sejam jovens, adolescentes ou a geração mais experiente. Deixamos o SINE à disposição dos empregadores para utilizarem as nossas estruturas de intermediação de mão de obra, espaço para entrevistas e treinamento”, confirmou Lucas Guimarães, secretário de Trabalho de Teresópolis.

SINE e Casa do Trabalhador – Em sua participação on-line, o Secretário Estadual de Trabalho destacou a atuação do SINE Teresópolis. “Parabenizo a Prefeitura de Teresópolis, que tem se destacado em todo o estado do Rio de Janeiro na divulgação das vagas de emprego pelo SINE e ações inovadoras. Visitei a unidade em janeiro e percebi o engajamento dos servidores, a forma como se empenham ligando para as empresas para saber se a mão de obra que a empresa recebeu realmente é a que interessa. Ou seja, afinadíssima com os empregadores e com as vocações municipais. Estamos percorrendo o estado orientando outros municípios a seguirem o exemplo de Teresópolis e a visão estratégica do Governador Cláudio Castro”, enalteceu o Capitão Paulo Teixeira.

Ele reforçou a importância de o município continuar investindo na qualificação dos trabalhadores através da implantação da Casa do Trabalhador em Teresópolis.  Unidade da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, a Casa do Trabalhador desenvolve atividades que visam à inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho, através da qualificação e capacitação dos cidadãos, realizadas por meio de parcerias com instituições e indivíduos formadores de ensino.

Balanço – O ‘Feirão Emprega Terê’ começou nesta segunda-feira, 22/02, e segue até sexta, 26/02. O evento é híbrido, com parte presencial e outra on-line, com transmissão ao vivo. É voltado para trabalhadores e população em geral, com mais de 200 oportunidades e dicas para conquistar vaga no mercado de trabalho.

Nesta quarta-feira, 24/02, as empresas Stop Chopp e Maria Brasileira realizaram mais de 90 entrevistas de candidatos, com encaminhamentos para vagas de emprego e a pré-seleção de pessoal para uma segunda etapa de atendimento, de acordo com o perfil de funcionários buscados pelos entrevistadores. Em três dias de evento, 155 entrevistas já foram realizadas.

Desde segunda-feira, 22/02, o Feirão também contou com 405 atendimentos realizados pelos técnicos do SINE Teresópolis, com 279 encaminhamentos para entrevistas de emprego, 67 cadastros de currículos no Sistema Nacional de Empregos de candidatos que não possuíam compatibilidade para as vagas abertas, 59 atendimentos de seguro-desemprego (com resolução de questões e agendamento) e 138 atendimentos virtuais pelo WhatsApp (21) 97121-8424 e e-mail.

Inscrição para entrevistas – A parte presencial da programação do Feirão do Trabalhador contará com mais entrevistas nestas quinta, 25/02, e sexta, 26/02, pela manhã e à tarde, de empresas com oportunidades de emprego em aberto: Mary Help Diaristas e Mensalistas, Sumicity e Grupo Petrópolis. Candidatos interessados devem comparecer ao SINE Teresópolis, no 1º piso da Prefeitura, de 9h às 17h, para se cadastrar e receber o encaminhamento para as entrevistas, de acordo com o perfil divulgado pela empresa.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

– Entrevistas com empresas.

Atenção: O encaminhamento para as entrevistas de emprego deverão ser feitas antecipadamente no SINE.

  • Quinta, 25/02:

– 9h, Sumicity. A Info Instalações, terceirizada da SUMICITY, presta o serviço de instalação e fornecimento de acesso a internet banda larga.

Vagas oferecidas: Motoboy e Instalador.

– 9h, Mary Help Diaristas e Mensalistas, rede pioneira no Brasil a lançar o conceito de diaristas agenciadas para serviços em residências e empresas.

Vagas oferecidas: Jardineiro, Faxineira, Passadeira.

  • Sexta, 26/02:

– 10h, Ponto Frio. Adiada para a próxima segunda-feira, por questões médicas do entrevistador.

– 13h, Grupo Petrópolis. Fundada em Petrópolis, produz cervejas, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Vagas oferecidas: Linha de Produção, Operador de Logística, para pessoa com deficiência (PCD).

Programação completa em www.teresopolis.rj.gov.br/Portal-do-Trabalhador

FOTOS: Di Pontes