A equipe visitou unidades municipais e estaduais de ensino e tratou de temas como ISTs, bullying e vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde na Escola, realizou durante a semana, ações educativas com os alunos de diversas escolas municipais e de um Colégio Estadual. Os encontros trataram de assuntos como prevenção a ISTs, bullying, triagem auditiva e visual e a importância da vacinação. Alunos das escolas municipais também foram vacinados.
A ação foi promovida em parceria com instituições de ensino superior e contou com a colaboração dos alunos do segundo período do curso de Medicina e do curso de Técnico de Enfermagem. Durante a atividade nas escolas municipais, os estudantes receberam orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis como HPV, principal causa do câncer de colo de útero, formas de prevenção e tiveram dúvidas esclarecidas sobre o processo de vacinação quando o HPV e outras doenças. No Colégio Estadual Campos Salles, foram discutidos temas como bullying com o tema ” O poder das palavras”, através de roda de conversa, tendo a oportunidade de expressarem, por escrito, os seus sentimentos.
Duzentos alunos das Escolas Municipais GEO Rose Dalmaso, Centro Educacional Roger Malhardes (CEROM), Mariana Leite Guimarães, Neidy Angélica de Souza Coutinho e do Centro Educacional Beatriz Silva foram imunizados contra o HPV e com outras vacinas da caderneta de vacinação.
Nas escolas CIEP Sebastião Mello e Belkis Frony Morgado foram realizadas as triagens auditivas e visuais, com avaliações, através do Teste de Snellen, de turmas do 3º, 4º e 5º ano.
Fotos: Divulgação