Programa Saúde na Escola completa semana de atividades em escolas públicas municipais

You are currently viewing Programa Saúde na Escola completa semana de atividades em escolas públicas municipais
Compartilhar:

As atividades contemplam ações de atenção à saúde para alunos e comunidade escolar

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou na última semana uma série de atividades voltadas para o ensino público municipal de Teresópolis. As ações são trabalhadas ao longo do ano e incluem orientação aos responsáveis, capacitação de agentes de creche, palestras para professores e outros profissionais da educação.

As ações do PSE são desenvolvidas ao longo do ano, com a abordagem de diversos temas. Neste ano as ações iniciaram em abril, aproveitando a entrega dos materiais didáticos impressos aos alunos das escolas públicas municipais da cidade e do interior. “Atualmente trabalhamos 13 temas junto aos alunos e responsáveis, dentre estes a prevenção à Covid-19. Devido a pandemia todas as ações seguem os critérios de distanciamento social que evitam aglomerações”, comenta a coordenadora do PSE, Valéria Almeida.

Na segunda-feira (24), a Escola Municipal Professora Neyde Angélica promoveu o encontro virtual “Projeto Saúde Sócio emocional”, firmando a parceria com o PSE. A atividade aconteceu para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e contou com a presença da psicóloga Gabriela Horta, com o objetivo de desenvolver habilidades emocionais e criar espaço de acolhimento para crianças e jovens.

Já na terça-feira (25), foi a vez da Escola Municipal Irene Sant’ana do Vale, localizada no Pimentel. Durante a ação os responsáveis receberam orientações sobre a saúde bucal das crianças com a dentista Dra.Marta Labanca.

Nos dias 26 e 27, a Escola Municipal Chiquinha Rolla, recebeu a psicóloga Gabriela, abordando o tema “Emoções” com os responsáveis dos alunos do Pré I e 5º ano; e encerrando a semana o PSE realizou a ação sobre “Alimentação Saudável” na Escola Municipal Helena de Paula Tavares, para o 6º e 7º ano, com a nutricionista Graziela Bastos.

Em parceria com a Secretaria de Educação, o PSE também articulou a capacitação de agentes de creche nos cuidados com as crianças e no contato com familiares; além de proporcionar atenção à saúde dos profissionais da educação.