Programa InovaTerê: Prefeitura cadastra 17 empresas de tecnologia e inovação e abre inscrição para novas startups

Compartilhar:

Iniciativa pretende viabilizar novos negócios e empregos

Teresópolis, 9 de maio de 2019 – Lançado pela Prefeitura de Teresópolis e o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), em março, o Programa InovaTerê cadastrou em apenas 2 meses, 17 startups. O programa foi criado para desenvolver a cultura da inovação e do empreendedorismo, visando novos negócios e empregos no município. As empresas que ainda não se cadastraram podem se inscrever.

“Com base nesses dados, a Secretaria de Trabalho pretende desenvolver suas ações e a política de incentivo e fomento para o setor”, explica o secretário da pasta, Vinicius Oberg.

O que é Startup

Uma startup é uma empresa emergente, que tem como objetivo desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável e repetível. É uma empresa recém-criada, normalmente de base tecnológica, embora possa ser de qualquer área, ainda em fase de desenvolvimento. O termo tornou-se popular internacionalmente durante a bolha da internet, quando um grande número de “empresas.com” foram fundadas. Por isso, comumente se relaciona o termo startup com tecnologia, mas qualquer empresa que nasce em qualquer segmento, seja tradicional ou inovador, é uma startup

Cenário

As 17 startups mapeadas e identificadas no município, na primeira chamada, se dividem em três estágios: cinco estão na fase da ideia, em que os empreendedores têm o conceito do negócio que está na etapa de validação do problema e da solução e, muitas vezes, possui uma equipe de trabalho. Outras cinco se encontram no estágio do MVP, ou seja: o empreendedor está em busca de uma “Versão Simplificada do Produto”, com suas principais funcionalidades, para testar a ideia e o mercado. As sete startups restantes estão na fase de Tração, em que o empreendedor já tem um MVP validado, já possui clientes, tem potencial de escala rápida e métricas definidas.

Sobram vagas no setor de tecnologia

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,4%, atingindo 13,1 milhões de pessoas. No entanto, a abertura de empregos no setor das startups está turbinada. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), apenas entre janeiro e abril deste ano, nada menos que 2 mil empresas foram fundadas nesse setor. Até dezembro, mais 3 mil podem começar a operar. Com a ampliação do número de empresas, surgem vagas para especialistas na economia digital, com média salarial de R$ 3.700.

Cadastro

Para conhecer as startups que estão surgindo em Teresópolis, a Prefeitura lançou um cadastro através do link http://bit.ly/cadastresuastartup. “É a primeira ação do InovaTerê. Fizemos um formulário para cadastrá-las, uma espécie de inventário. Queremos ter ideia desse novo cenário que se apresenta, saber números, áreas de atuação, etc. A proposta da Gestão Municipal é incentivar o ambiente de inovação, para que esses novos negócios tenham oportunidade de crescimento e, ao mesmo tempo, atendam as demandas tecnológicas do mercado e da sociedade”, explica Vinicius Oberg, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Trabalho, instalada no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675, na Várzea). Telefone: (21) 2742-3352 ramal 248.