Professores da rede municipal participam da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professores da rede municipal participam da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Professores da rede municipal começam o curso de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Com o objetivo de atualizar conhecimentos, teve início nesta sexta-feira, 1º de março, o curso de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com duração de seis meses e adesão de 100 professores do Ciclo da Infância da Secretaria Municipal de Educação, a capacitação aconteceu na escola municipal Lino Oroña, na Várzea.

O PNAIC tem como eixo principal a formação continuada dos professores e alfabetizadores. É um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. As ações previstas no Pacto são um conjunto integrado de programas  disponibilizados pelo Ministério da Educação que oferece ainda uma bolsa para incentivar os professores participantes.

A Secretária de Educação, Eveline Cardoso, ressaltou o interesse dos professores em participar do curso: “Entendendo a importância deste programa para a educação infantil, fico feliz em perceber o interesse e o empenho dos professores, mesmo em um momento de crise como este, em buscar mais formação para melhorar ainda mais a qualidade do nosso ensino”.

Eveline lembrou também que as palestras acontecem fora do horário escolar, sempre à noite ou aos sábados, para não prejudicar o andamento das aulas. Durante os encontros os professores são convidados a refletir sobre o seu papel no ciclo da infância e trabalhar em cima de metodologias inovadoras, enriquecendo as práticas de sala de aula.

Texto: Gisele Barreto
Fotos: Marcelo Roza

Fechar Menu
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: