O encontro teve um debate sobre o planejamento e ações para fortalecer o turismo na região com muita visibilidade
Realizada na última quarta-feira (5), em Nova Friburgo, a primeira reunião da instância de governança da Serra Verde Imperial reuniu representantes do setor turístico dos cinco municípios que compõem a região – Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias, fortalecer parcerias e desenvolver ações conjuntas para consolidar a Serra Verde Imperial como um dos principais destinos turísticos do estado do Rio de Janeiro e do Brasil.
Durante a reunião, os participantes discutiram a necessidade de um planejamento estratégico estruturado, investimentos na qualificação do setor, a unificação do calendário de eventos e ações promocionais para ampliar a visibilidade do destino.
Planejamento estratégico e fortalecimento da Serra Verde Imperial
Durante o encontro, foram debatidas diversas pautas essenciais para o crescimento sustentável do turismo na região. Entre os temas abordados, destacam-se a participação em eventos e feiras, a formulação de políticas públicas voltadas para o setor, a qualificação de guias e profissionais de turismo, além da criação de um calendário unificado de eventos.
Outro ponto central foi a necessidade de destacar a Serra Verde Imperial no cenário nacional, diferenciando-a de outras regiões serranas do país. O grupo também discutiu estratégias para aumentar a permanência dos turistas estrangeiros no estado do Rio de Janeiro, e também a promoção de intercâmbios entre a Serra e a Costa do Sol – região turística do estado do Rio de Janeiro, composta por várias cidades litorâneas e serranas- buscando fomentar um fluxo interno de visitantes.
Para fortalecer esse posicionamento, foi destacada a importância de mudar a mentalidade dos empresários locais, incentivando-os a investir na estruturação dos destinos, especialmente em períodos de alta demanda turística. Além disso, a reunião reforçou a necessidade de unir esforços para consolidar a Serra Verde Imperial como um grande polo turístico e econômico.
Parcerias e representatividade
O evento contou com a participação de secretários de turismo, representantes de Conventions Bureaux e entidades do setor, reforçando o compromisso das cidades envolvidas com o fortalecimento do turismo regional. Estiveram presentes:
- Edson Biá – Presidente da Serra Verde Imperial
- Guilherme Abreu – Presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux
- Georgia Ferraz – Presidente do Guapimirim Convention
- Marco Navega – Presidente do Condetur Costa do Sol
- Renan Alves – Secretário de Turismo de Nova Friburgo
- Kamila Mouza – Subsecretária de Turismo de Nova Friburgo
- Pablo Kling – Secretário de Turismo de Petrópolis
- Nina Benedito – Secretária de Turismo de Teresópolis
- Julianna Rocha – Vice-presidente do Teresópolis Convention
- Cristina Andriolo – Representante do Sebrae
- Marco Muller – Gerente executivo do Petrópolis Convention
- Wellington Oliveira – Presidente do Nova Friburgo Convention
- Dra. Marilena Sarmento – Secretária de Turismo de Cachoeiras de Macacu
A participação dessas lideranças foi fundamental para a construção de um planejamento sólido, que envolva desde a capacitação de profissionais até a criação de eventos que promovam a cultura e a gastronomia local.
Visibilidade e união em prol do turismo
A reunião também reforçou a importância da Serra Verde Imperial enquanto instância de governança, reunindo grandes cidades com potencial turístico diversificado. Para o presidente da instância, Edson Biá, o encontro marcou um momento essencial para a valorização da região. “A gente precisa mostrar para o turismo do Brasil que a Serra Verde Imperial está viva.”, afirma ele.
Edson também celebrou a presença de representantes estratégicos e destacou a importância do encontro. “É uma grande oportunidade. Hoje foi um grande dia, com grandes atores, muito bem representados com a participação dos cinco secretários aqui, e de duas entidades a nível nacional. Eu acho que a gente tá aqui iniciando com os dois pés o ano de 2025, que vai dar muito certo.”, disse o presidente.
A secretária de Turismo de Teresópolis, Nina Benedito, reforçou o compromisso com a regionalização do turismo. “Não foi só uma confraternização, mas também uma reunião de alinhamento de todos os projetos e de todo o planejamento de 2025 com o intuito de fortalecer cada vez mais a regionalização do nosso turismo nessa região tão linda que é a Serra Verde Imperial. Muita novidade chegando por aí, muitos projetos, e muita união em prol do turismo na nossa região.”, declarou a secretária.
Com o planejamento alinhado na primeira reunião do ano, a Serra Verde Imperial segue rumo a um fortalecimento significativo do turismo regional. A colaboração entre as cidades e a integração com a Costa do Sol são passos importantes para consolidar a região como um destino turístico de destaque, capaz de impulsionar a economia local e atrair visitantes de diversas partes do Brasil. Com ações estratégicas e a união dos envolvidos, a Serra Verde Imperial se prepara para ser uma grande referência no turismo no estado e no país.
Fotos: Jonathan Martins e Lara Benevenuti