Prevenção contra IST/AIDS durante o Carnaval: PSFs e Unidades Básicas de Saúde divulgam programação

Ações incluem orientação, distribuição de preservativos,
testes rápidos e cadastramento de pacientes

Diversão com responsabilidade durante o Carnaval. Com esse foco, as equipes dos postos de saúde da família e unidades básicas de saúde de Teresópolis vão botar o bloco na rua, a partir do dia 14 de fevereiro, para realizar várias ações de conscientização sobre prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis e AIDS.

Rodas de conversa para sensibilizar, sobretudo os mais jovens, sobre os riscos das doenças, distribuição de preservativos, realização de testes rápidos para diagnosticar IST/AIDS, sífilis e hepatites virais serão promovidos nas unidades de saúde, escola e em áreas públicas. Também haverá distribuição de preservativos nos hotéis e motéis da cidade.

Cadastramento

Vários postos e unidades vão aproveitar para cadastrar os pacientes de sua área de abrangência e também os usuários que atendem eventualmente. “Essa medida é para cumprir o novo modelo de financiamento da atenção primária à saúde, área que abrange o atendimento pelas equipes de saúde da família e de unidades básicas de saúde. A partir deste ano, o repasse de recursos do Governo Federal aos municípios leva em conta o número de pacientes cadastrados nas unidades de saúde e o desempenho delas no atendimento à população”, explica Edneia Martuchelli, subsecretária municipal de Atenção Básica.

Confira as ações programadas:

PSF Granja Florestal – dia 14/02, 9h às 14h: orientação sobre os cuidados contra infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos, palestras sobre planejamento familiar e métodos contraceptivos (laqueadura, vasectomia, pílula anticoncepcional, DIU), encaminhamento para exame preventivo, testes rápidos, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar.

PSF Granja Guarani – dia 17/0215h:
Colégio Estadual Euclydes da Cunha: roda de conversa sobre cuidados contra infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos. Dias 18/02 e 20/02, na sala de espera: palestras sobre infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e agendamento de testes rápidos. 

Unidade Básica de Saúde Pessegueiros – 17 e 18/02, 9h às 12h:
Orientação sobre os cuidados contra infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e de material de prevenção contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, cadastramento dos pacientes de sua área de abrangência e de usuários atendidos na unidade.

PSF Vargem Grande – de 17 a 21/02:
Orientação sobre os cuidados contra infecções sexualmente transmissíveis e responsabilidade no trânsito, testes rápidos, distribuição de preservativos, cadastramento dos pacientes de sua área de abrangência e de usuários atendidos no posto.

Unidade Primária de Saúde Santo Antonio/Alto – 17 a 21/02:
Orientação sobre os cuidados contra infecções sexualmente transmissíveis e responsabilidade no trânsito, distribuição de kits com preservativos e informativos, cadastramento dos pacientes de sua área de abrangência e de usuários atendidos na unidade, atualização do cartão SUS. 

PSF Meudon – dia 18/02, 11h às 14h:
Informações e conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos, testes rápidos, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, cadastramento dos pacientes de sua área de abrangência e de usuários atendidos no posto. 

PSF Quinta Lebrão – dia 18/02, 13h às 16h:
Igreja Assembleia de Deus: orientação sobre os cuidados contra infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, cadastramento dos pacientes de sua área de abrangência e de usuários atendidos no posto. 

PSF Venda Nova (Área rural) – dia 19/02:
Igreja Nossa Senhora da Conceição: roda de conversa, distribuição de preservativos, testes rápidos e pesagem do Programa Bolsa Família. 

PSF Barra do Imbuí – Dia 20/02:
Praça Maria Corina Paim: orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos. 

PSF Fonte Santa – Dia 20/02 de 8h às 12h:
Na Praça da Fonte Santa: orientação, distribuição de preservativos e testes rápidos. 

PSF Pimenteiras – dia 20/02, 13h às 16h:
Distribuição de preservativos, orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis, testes rápidos e intensificação de vacinação contra sarampo. 

Unidade Móvel Ermitage – Dia 20/02, 13h às 16h:
Rotatória da Fazenda Ermitage: orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos, dicas de alimentação e de hidratação, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar.

Unidade Básica de Saúde Água Quente (2º Distrito) – dia 20/02:
Em espaço do posto de gasolina: distribuição de preservativos, orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis, informações sobre o Programa Bolsa Família. 

PSF Araras – Dia 21/02, 9h às 16h:
Praça do bairro Santa Cecília: distribuição de preservativos, testes rápidos e pesagem do Programa Bolsa Família.

PSF Beira Linha – dia 21/02, 9h às 16h:
Distribuição de preservativos, orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis, pesagem do Programa Bolsa Família. 

PSF Rosário – dia 21/02, 10h às 15h:
Praça dos Expedicionários (Tiro de Guerra): distribuição de preservativos e de material de prevenção contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, teste rápido, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, cadastramento dos pacientes de sua área de abrangência