Preparativos Festa das Colônias e criação da Acit

Compartilhar:

Associação e festa para as colônias de imigrantes de Teresópolis em breve

Reunião trata dos aperfeiçoamentos à proposta de Estatuto da Acit e atrativos da Festa das Colônias, que acontecerá em novembro

Em mais uma reunião entre os representantes das colônias de imigrantes radicados em Teresópolis com o Secretário de Cultura, Márcio de Paula, a tônica foi o aperfeiçoamento da primeira proposta de Estatuto da Acit (Associação das Colônias de Imigrantes de Teresópolis). Tais alterações ao projeto, apresentado pelo representante italiano Dr. Humberto Vilhena, foram feitas pelo colega francês, Serge Victor.

“Considera-se como prioridade dentro das atividades da Acit o cultivo da memória das imigrações formadoras da sociedade teresopolitana, tendo como objeto físico a criação de um Museu do Imigrante e a realização da confraternização anual denominada ‘Festa das Colônias’”, frisou Serge Victor.

Durante o encontro, foi conversado sobre os atrativos que cada estande poderá exibir ou vender na ‘Festa das Colônias’: desde pinturas em nanquim japonesas e chinesas, além de exibição de ‘tai chi chuan’, workshop de ‘origami’, passando pela culinária francesa com uma ‘creperie’, apresentação de um grupo de dançarinos da ‘tarantela’ italiana e a confecção de famosos doces portugueses, entre outras ideias.

Foi sugerida a criação de duas comissões: uma para a formalização da Acit e outra para a organização da ‘Festa das Colônias’. As reuniões continuarão acontecendo às quintas-feiras, a partir das 19h, na Casa de Portugal.

Texto: Sec. Cultura