Você está visualizando atualmente Prefeitura volta a oferecer curso de capacitação profissional para padeiro e confeiteiro na Padaria Escola do CRAS Barroso

“Pão da Esperança”. Este é o nome do curso livre de auxiliar de padaria (padeiro e confeiteiro), na modalidade Formação Inicial, que volta a ser oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Barroso, na Padaria Escola instalada no mesmo local.

“A oficina da Padaria Escola esteve fechada por cerca de dois anos, mas agora volta a funcionar”, comemora a coordenadora do CRAS Barroso, Renata dos Santos Pereira. “É muito importante essa volta do curso e isso deve ser muito divulgado. É uma alegria”, também exaltou a secretária da SMASDH, Eliane de Moraes Leite.

O novo curso da Padaria Escola (que é coordenada por Katia Cristina) é ministrado pelo instrutor Matheus Ângelo da Silva Almeida, todas as segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h, na oficina, no Barroso, uma das comunidades que integram o Bairro São Pedro (o mais populoso de Teresópolis). Neste retorno, o curso já conta com sete alunos e seu público-alvo são famílias da área de abrangência do CRAS Barroso, referenciadas, e Pessoas em Situação de Rua (PSR) que se encontram no Abrigo Municipal localizado no CRAS.

Na Padaria Escola são preparados, em média, 300 pães diariamente, num total aproximado de 6 mil pães mensais que abastecem, entre outros, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Abrigo Municipal e o Café Popular – igualmente vinculado à SMASDH e localizado no Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, na Várzea.

O curso visa atender a demanda apontada no mapa de oportunidades construído em conjunto com representantes da sociedade local e regional, proporcionando a habilitação profissional em curto prazo, observando-se as exigências e expectativas da comunidade regional. Empresas locais e regionais do ramo estão em sintonia com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e os alunos que concluírem o curso serão encaminhados a oportunidades de trabalho.