Prefeitura trabalha para melhorar sinal de celular na cidade e no interior

Devido à topografia de Teresópolis, com muitas montanhas, tanto na cidade quanto no interior, os usuários de telefonia celular enfrentam dificuldades de sinal em pontos da área urbana e em diversas localidades da zona rural. A solução para a questão está sendo debatida entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e representantes das 4 maiores operadoras de telefonia celular no Brasil: Claro, Vivo, Oi e TIM.

Em reunião realizada entre o secretário da pasta, Vinicius Oberg e gerentes das empresas, nesta terça, 1º, foi debatida a nova lei das antenas. A lei trata sobre as regras a serem obedecidas para a instalação de antenas de celular nas cidades e permite a expansão da infraestrutura de celular de maneira a dar mais segurança para as operadoras e investidores apostarem na tecnologia de quinta geração (5G) no país. A ideia é montar um grupo de trabalho e o objetivo é transformar Teresópolis em um modelo de qualidade de sinal de celular e de infraestrutura tecnológica.

A melhoria do sinal de telefonia celular em Teresópolis, em especial no interior do município, é uma das metas da gestão municipal. A necessidade foi comprovada em pesquisa realizada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, na qual a população foi consultada sobre a qualidade dos sinais de internet móvel e de telefone celular no município, nas áreas urbana e rural. O trabalho foi feito junto com as operadoras e a participação do Conselho M. de Desenvolvimento Rural. Os dados da pesquisa serão usados na estratégia de melhoria da qualidade do sinal de internet e de telefonia celular.