Prefeitura trabalha para manter e expandir UERJ na cidade

Prefeito e Governador conversam sobre assunto no dia 02

Nesta quarta-feira (16), em reunião do Conselho de Turismo (COMTUR), a Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), por meio de seus representantes, anunciou a possibilidade de se retirar de Teresópolis. A retirada aconteceria como resultado de uma solicitação feita à reitoria da Universidade por professores que se dizem insatisfeitos com algumas medidas prometidas por outros governos e que não foram cumpridas. Mas a determinação da gestão municipal é clara: manter a UERJ em Teresópolis!

O Prefeito Vinicius Claussen disse que não abre mão da UERJ na cidade. “Durante reunião com o último governo do estado, foi sugerida a transferência para o Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, uma possibilidade que não se concretizou. No início de fevereiro, o governador Wilson Witzel virá a Teresópolis e vamos conversar sobre novos locais para o funcionamento da UERJ. Uma coisa é certa: a UERJ não sairá de Teresópolis”, afirmou o prefeito.

Turismo

A solicitação dos professores é a transferência do curso de turismo para o campus Maracanã, no Rio de Janeiro. Entre os argumentos estão a crise financeira no estado do Rio, a redução do custo da UERJ pelo governo, a baixa procura de alunos pelo curso de turismo em Teresópolis, evasão, falta de oportunidade de estágio na cidade, entre outros argumentos.

“Não há motivo para que haja essa transferência. Se isso acontecer de fato, se a UERJ sair de Teresópolis, o estado do Rio perde, a cidade perde, os alunos perdem, é um passo para trás. Teresópolis precisa aumentar a demanda, ter mais cursos para oferecer e precisa de um lugar permanente”, destacou o conselheiro do COMTUR, Gabriel de Sena.

Por meio da Secretária de Turismo, Cléo Jordão, presente na reunião do Conselho de Turismo, o prefeito Vinicius Claussen recebeu as solicitações dos professores, que pedem uma resposta da prefeitura para que coloque a UERJ em outro espaço. Atualmente, a própria Universidade paga o aluguel do prédio onde funciona o campus da UERJ, na Avenida Lúcio Meira, 233, Várzea e deseja um local permanente e sem custo para ficar na cidade.

UNIRIO – Prefeito quer trazer mais uma universidade para Teresópolis

O Prefeito Vinicius Claussen já destacou o desejo de trazer para Teresópolis a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Com sede na Urca, no Rio de Janeiro, a Universidade oferece 50 curso de graduação nas áreas de humanas, exatas e biológicas.
Na semana passada o prefeito, com uma comitiva de Teresópolis, acompanhados pelo reitor e coordenadores da UNIRIO, visitou a estrutura da universidade e discutiu os termos de uma cooperação técnica que visa, entre outros objetivos, à interiorização da Universidade, com a possibilidade de oferta de cursos de graduação em Teresópolis.