PREFEITURA REALIZA AÇÕES DE ORIENTAÇÃO E DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUYA

Para lembrar a população que a incidência do mosquito transmissor da dengue, zika e chikunguya, o Aedes aegypti, aumenta no verão, a Prefeitura de Teresópolis, por meio da Divisão de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, montou uma tenda no centro da cidade com o objetivo de orientar as pessoas sobre a importância das ações de prevenção e combate à proliferação do mosquito.

A ação de conscientização e sensibilização sobre o tema aconteceu na manhã desta quarta-feira (14), na Calçada da Fama, na Várzea, e atraiu diversas pessoas. Foram distribuídos panfletos e houve orientação à população. Também foi utilizado um microscópio para visualização dos estágios da larva do Aedes aegypti, despertando a curiosidade dos que passavam pelo local.

Os agentes de endemias mostraram a importância da colaboração da população no auxílio, prevenção e combate do mosquito. A subsecretária de Vigilância em Saúde, Marina Gonzalez Barandela Aleixo, salientou a importância de se realizar o cuidado para evitar possíveis locais de foco do mosquito: “Temos que fazer ações preventivas e envolver toda a população no combate ao vetor para evitar o surgimento da doença, não deixando água parada em garrafas, pneus, calhas e outros locais onde o mosquito possa vir a se proliferar”, esclareceu.

A aposentada Denair Ribeiro da Silva aprovou a campanha. “É maravilhoso isso. Tem que fazer sempre para evitar a doença o máximo que pudermos”, disse a aposentada, que aproveitou para levar para casa os panfletos informativos distribuídos pela equipe de Vigilância Ambiental em Saúde.

Explicação para a população

Durante a ação, os agentes Carlos Eduardo Lessa, Augusto da Silva, Robson Giovane e José Antônio Ferreira distribuíram materiais informativos e orientaram os pedestres.

Os folhetos “10 minutos salvam vidas” e O “Dedezinho contra Dengue, Chikungunya e Zika!” ensinam as pessoas que é possível evitar a proliferação do Aedes aegypti com apenas dez minutos por semana. Também foi distribuída uma cartilha com passatempos que, de forma divertida, ensina o que deve ser feito para combater o Aedes.

A população também foi informada sobre o que fazer para evitar a leptospirose e como agir em caso de enchentes.

Além da ação na Calçada da Fama, a equipe da Vigilância também realiza ações periódicas nos bairros da cidade e em residências, orientando, combatendo e atendendo também em casos de denúncias. Todos os agentes que atuam nos bairros e nas casas estão sempre devidamente identificados.

Fotos: Jorge Maravilha