Você está visualizando atualmente Prefeitura prepara implantação do CICOP – Centro Integrado de Comando e Operações de Teresópolis

Investindo no fortalecimento da política de cidades inteligentes, o Prefeito Vinicius Claussen dá início, na próxima semana, à preparação para implantação do CICOP – Centro Integrado de Comando e Operações de Teresópolis. Com conceito e formato inédito no Interior do Estado, o projeto foi inspirado no COR – Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro – e funcionará como base de integração de diversos órgãos da administração pública, entre eles segurança pública, defesa civil, conservação, meio ambiente e trânsito.

O equipamento será instalado no 3º piso do Centro Administrativo Prefeito Celso Dalmaso, ao lado da Câmara de Vereadores. Com isso, a partir de segunda-feira, 20/09, a Secretaria Municipal de Administração, que até então funcionava no local, passará para novo endereço, na Avenida Feliciano Sodré, 595 (prédio à esquerda do atual), com atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h.

O maior objetivo é diminuir o tempo de resposta e tornar o gerenciamento de crises climáticas, conservação, segurança pública e trânsito mais inteligente e eficiente. Além disso, o Centro funcionará como uma espécie de quartel-general, onde os demais serviços de Cidades Inteligentes serão interligados. Será possível, por exemplo, gerenciar a iluminação pública, frotas de ônibus e coleta de lixo. O CICOP propõe uma nova lógica na análise do comportamento e gestão da governança da cidade.

“Nestes três anos visitei alguns Centros de Operações no Rio e no Brasil e, a partir daí, concebemos o nosso projeto, respeitando as necessidades de Teresópolis. O CICOP será um marco na modernização dos serviços públicos. Sem dúvida, se tivéssemos um Centro desse na época da tragédia climática de 2011, a resposta do poder público teria sido outra”, assinala o Prefeito Vinicius Claussen.

Projeto e recursos

O projeto do CICOP foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e das secretarias de Defesa Civil, de Meio Ambiente, Segurança Pública e Planejamento/Projetos Especiais.

“Teresópolis participou do Edital de Seleção de Emendas Parlamentares 2020, lançado pelo Deputado Federal Paulo Ganime (NOVO), teve o projeto selecionado e foi contemplado com R$ 964.413,78, através de emenda parlamentar. Mais uma importante conquista em benefício da população”, comemora Vinicius Claussen, acrescentando que a proposta de Teresópolis servirá como protótipo de projeto de Cidades Inteligentes para todo o Estado.