Prefeitura participa de evento de adoção de cães e gatos

A busca de um lar para os cães alojados no Centro de Triagem Animal da Prefeitura de Teresópolis é o objetivo da participação da Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA) no ‘Teresópolis Pet Shopping’. A feira de adoção de cães e gatos, com a participação da Prefeitura, segue até esta quinta-feira (21), de 10h às 21h, no Teresópolis Shopping Center, na Várzea, realizador do evento.

Nesta etapa da feira, e a convite do Shopping, a COPBEA participa em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde. “É mais uma oportunidade de chamar a atenção de pessoas de diferentes bairros e regiões para a questão do abandono criminoso de animais, maus-tratos e negligência”, avalia a coordenadora do órgão, Cláudia Mateus, acrescentando que o trabalho da Coordenadoria tem foco na sensibilização para o reconhecimento do animal como um ser que sente dor, medo, saudade, alegria, prazer e que merece atenção, cuidado, carinho e respeito.

Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, a Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal vem estudando e elaborando ações e projetos visando implantar uma política pública eficiente e eficaz, cumprindo suas atribuições legais por meio de parcerias e apoio de órgãos e entidades públicas e privadas, bem como da sociedade civil organizada.

“Vários projetos de lei estão em análise na Procuradoria Geral do Município, aguardando parecer quanto ao atendimento dos critérios de legalidade, oportunidade, interesse público, impessoalidade, pertinência e conveniência, entre outros. As principais metas para os próximos meses são implantar o projeto de controle de natalidade dentro de critérios éticos e médico-veterinários em todos os bairros; a sensibilização da população para a posse e guarda responsável, através de campanhas de educação nas escolas e comunidades; a valorização da vida animal e a promoção da adoção criteriosa e legal”, enumera Cláudia Mateus.

O evento

Até o dia 1º de março, o Teresópolis Shopping Center promove o ‘Teresópolis Pet Shopping’, das que é realizado em dois momentos, com apoio do Instituto Cães & Família e da Celeiro Premium Pet. Até quinta-feira (21), o evento tem a participação da COPBEA. De sexta (22) a domingo (24), acontecerá a Semana de Adoção de Cães e Gatos, com a participação da ONG Anjos Peludos. Na programação, além da adoção, palestras sobre bem-estar animal e orientações sobre os critérios de posse e guarda responsável.

Em seguida, de 25 de fevereiro até 1º de março, será realizada uma feira de criadores de cães de raças diversas, com exposição de fabricantes de ração, laboratórios, brinquedos, produtos de beleza, workshops de conscientização e cuidado animal.

Foto: Jorge Maravilha