Você está visualizando atualmente Prefeitura Municipal de Teresópolis realiza reunião com setor comercial para criar estratégias de combate à Covid-19

Medidas buscam conscientizar população sobre vacinas e higienização

Nesta quinta-feira (19), o Pra Cima Terê – Programa Estratégico de Recuperação Econômica e Geração de Empregos, eixo do Gabinete de Crise contra o Coronavírus da Prefeitura de Teresópolis, liderado pelo Prefeito Vinicius Claussen, realizou uma reunião virtual com lideranças dos setores econômicos do município a fim de discutir medidas de conscientização e combate à pandemia de Covid-19 no município.

A iniciativa foi proposta pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, durante a última reunião do Gabinete de Crise, realizada dia 11 de agosto, e contou com o apoio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. O encontro teve o objetivo de propor ações conjuntas entre poder público e empresas, que colaborem para reduzir o impacto da nova variante Delta no município e potencialize a vacinação da população.

“A proposta da reunião foi compartilhar informações sobre o atual cenário da pandemia em Teresópolis, ouvir sugestões para a construção conjunta de iniciativas que visam reforçar a conscientização da população sobre a importância da vacina e de manter as medidas preventivas. Esse encontro foi organizado a pedido do Prefeito Vinicius Claussen, que entende a importância de envolver esses grupos nas discussões sobre ações de enfrentamento à COVID-19 uma vez que podem exercer uma influência muito positiva na conscientização da população, a começar pelos seus estabelecimentos”, comentou o Secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães.

A necessidade de vacinação com primeira e segunda dose é outro fator importante no controle do vírus, como forma de diminuir o número de contágio e impacto na ocupação de leitos hospitalares. “Estamos com esta preocupação de conter a pandemia em todo o município e com isso precisamos do apoio fundamental do setor econômico. Juntos, podemos informar a população sobre a importância de completar a imunização, além do uso de máscaras e distanciamento social”, disse a Subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Dra. Edneia Martuchelli.

Do encontro saíram muitas propostas de ações que serão implementadas, entre elas o apoio das empresas para a produção de materiais para reforço na campanha de vacinação, a capacitação permanente dos funcionários com apoio de equipe da Secretaria Municipal de Saúde e o retorno das campanhas de conscientização através de banners nas ruas além de publicidades em rádio e TV. As ações de fiscalização que já existem serão intensificadas, assim como a orientação à população sobre o uso de máscara e álcool 70. Propostas como a vacinação em pontos descentralizados e nas empresas serão levadas ao Gabinete de Crise para construção em sinergia com o Plano Nacional de Imunização.

Representando o Gabinete de Crise contra o Coronavírus, estavam presentes a Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica em Saúde, Dra. Edneia Martuchelli, e pelas enfermeiras Renata Azevedo e Tayná Livia, da Divisão de Vigilância Epidemiológica; além do Secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães; do setor comercial participaram Marco Freitas, vice-presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT); Rodiney Turl, presidente do Sincomércio; Pedro Alves, presidente do Teresópolis Convention and Visitors Bureau; Igor Edelstein, presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL); Rodrigo Rosa Medeiros, presidente do Sindicato Rural; e Ricardo Rodrigues, gerente do hotel Le Canton.