Prefeitura instala sistema de energia solar na sede de Santa Rita do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

No momento, você está visualizando Prefeitura instala sistema de energia solar na sede de Santa Rita do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis
Compartilhar:

Expectativa é que todo o gasto com energia no local seja revertido dentro de 2 anos, zerando a conta de energia

A sede de Santa Rita do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, no 2º Distrito, está recebendo sistema de geração de energia solar. O sistema está sendo instalado devido ao recebimento do valor de uma multa aplicada a uma empresa. São 18 painéis de energia com capacidade de geração, em média, de 900 kilowatts/mês.

“A expectativa é que todo o gasto com energia na sede de Santa Rita seja revertido dentro de 2 anos. Não vamos precisar pagar conta de luz da sede do parque em Santa Rita e ainda gerar energia para a guarita da Pedra da Tartaruga”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro.

A energia solar funciona a partir de placas solares que captam luz, empregando o calor dos raios solares para geração de eletricidade (em sistemas de energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica) ou aquecimento de líquidos (energia solar térmica).

O Parque Municipal

Criado em 6 de julho de 2009, com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por um município, do Estado do Rio de Janeiro. Abrange parcialmente alguns bairros e localidades, tais como: Campo Grande, Caleme, Posse, Salaco e Granja Florestal – na cidade, Santa Rita e Ponte Nova – no interior. Faz limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.

Possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas, onde se destacam afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege nascentes e importantes remanescentes florestais que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma da Mata Atlântica na região.

Atualmente a infraestrutura e os equipamentos necessários para a realização das atividades de visitação no parque estão concentradas em duas áreas: o Núcleo Pedra da Tartaruga e o Núcleo Santa Rita. Entre as atividades que podem ser realizadas estão caminhada, escalada, rapel, acampamento, lazer ao ar livre e observação de aves.

Fotos: Divulgação