Prefeitura inaugura segundo laboratório de informática do InovaLab no Cerom, em São Pedro

Gestão municipal segue com investimento na modernização da rede de computadores em escolas municipais

O Cerom (Centro Educacional Roger Malhardes), no bairro de São Pedro, é a segunda escola a receber o laboratório de informática do InovaLab. O projeto de modernização da rede de computadores das unidades de ensino é uma realização da gestão municipal que começou a implantação na E.M. Manoel S. Medeiros Sobrinho, no Vale do Paraíso. Em breve, novos InovaLabs serão inaugurados.

A secretária de Educação, Rosana Mendes, enfatizou a importância do retorno dos recursos do Gfed (Gestão Financeira Escolar Descentralizada) para as escolas, o que possibilita investimentos como o InovaLab.

“É com muita alegria que estamos inaugurando o segundo laboratório do projeto. Depois de alguns anos, as escolas do município estão recebendo novamente as verbas do Gfed, para que os diretores possam fazer as reformas e os reparos nas unidades e também invistam no InovaLab. Agradeço ao Prefeito Vinicius Claussen, que idealizou esse projeto e todos nós da Educação abraçamos a ideia. E estamos transformando tudo isso em realidade para os nossos alunos”, enfatizou Rosana Mendes.

A secretária explicou que o município investiu na aquisição de 1.440 computadores novos para substituir os antigos equipamentos que algumas escolas tinham. Todos os computadores novos terão programas modernos e os professores estão recebendo formação para utilizarem o laboratório junto com os alunos.

Para a diretora do Cerom Cintia Castro, o retorno da verba do Gfed foi um enorme ganho para as escolas. “As escolas estão voltando a sonhar e as conquistas que a gente desejava estão se concretizando. Estou encantada em inaugurar o InovaLab em nossa escola. Nós não tínhamos sala de informática. Estamos na Era da Tecnologia e precisamos estar à frente do tempo. Estou muito feliz!”.

Estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, Maia Sampaio de Lima também ficou radiante com o novo espaço. “Esse laboratório é uma oportunidade muito legal para nós, alunos, nos aventuramos na computação, nos games, e também pesquisarmos vários assuntos para as matérias”, comentou empolgada a menina de 11 anos. Maia estava acompanhada da mãe, Ananda Sampaio. “A geração dos meus filhos nasceu com a internet e é muito bom que eles tenham acesso ao computador na escola. É importante para o aprendizado escolar e para a carreira deles”.

Com 19 computadores novos, sistema Windows, cadeiras e mesas adaptadas para a atividade, o espaço recebeu o nome da professora aposentada Teresinha de Jesus Ferraz. “É uma honra receber essa homenagem. O projeto é um incentivo à Educação. Durante 38 anos de magistério lutei pela melhoria da qualidade do ensino dos nossos queridos alunos. Estou feliz com essa vitória da escola que me acolheu durante 25 anos da minha vida profissional”, disse emocionada a professora Teresinha de Jesus Ferraz.

Todos os equipamentos receberão pacote Office em breve. O InovaLab conta com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e a parceria do Unifeso, que vem capacitando os professores para uso da tecnologia no ambiente escolar.

Em breve, novos InovaLabs serão inaugurados e, em 2020, a tecnologia vai fazer parte do dia a dia das escolas municipais, preparando melhor os alunos para os desafios do Século XXI e para um mercado de trabalho que cada vez mais exige novas habilidades dos jovens.

Fotos: Jorge Maravilha