Prefeitura faz reparos em galerias de São Pedro, Corta Vento, Alto, Caxangá, Parque do Ingá e Parque São Luiz

Corta Vento, Alto, Caxangá, Parque do Ingá e Parque São Luiz

Após conserto, a recomposição dos paralelos entra em ação para restauração do piso

Funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos trabalharam nesta sexta-feira, 3, executando reparos em galerias de águas pluviais de seis bairros da área urbana: São Pedro, Corta Vento, Alto, Caxangá, Parque do Ingá e Parque São Luiz.

Segundo técnicos da secretaria, na maioria das vezes, em decorrência do grande fluxo de veículos, algumas manilhas se quebram, provocando o afundamento do solo. Outra causa constante que provoca danos às redes de drenagem são as chuvas intensas de verão.

Além da troca dos dutos, é feita a limpeza e restauração da caixa de passagem, recolocação da tampa e compactação do solo para a aplicação do novo pavimento, que pode ser de paralelos ou massa asfáltica.

Na Rua Mario Freire, no Parque do Ingá, a equipe esteve no local, inicialmente, para tapar um buraco, porém, foi constatada a deterioração da rede, que foi prontamente restaurada. Mais de dez metros de manilhamento foram recuperados por uma equipe de sete trabalhadores, com o apoio de retroescavadeira e caminhão basculante, para remoção de terra e entulhos. Ainda no local, foi construída uma nova caixa de passagem para ajudar no escoamento da água.

Já na Rua Samuel Vieira, no Caxangá, operários trabalharam em três pontos da via, realizando a limpeza e desobstrução da rede. Algumas manilhas também tiveram que ser substituídas por novas para evitar que, com o tempo, a água correndo no subsolo gerasse erosões subterrâneas.

No Corta Vento, a galeria já foi consertada e o piso de paralelos começou a ser refeito. No Parque São Luiz, ambos os trabalhos estão sendo feitos e continuam durante a semana.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jorge Maravilha