Você está visualizando atualmente Prefeitura faz nova distribuição de cestas básicas para famílias assistidas pelo Desenvolvimento Social e instituições

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou na última sexta-feira, 03/12, nova entrega de cestas básicas para os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), para o Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), instituições de longa permanência de idosos e associações voltadas para Pessoas Com Deficiência (PCD).

Ao todo, foram distribuídas mais de 1.300 cestas básicas, entregues para 6 instituições: APAE Teresópolis, Associação Síndrome de Down (Assind), Associação TEIAA (Troca de Experiências e Integração entre Amigos de Autistas), Asilo São Vicente, Lar Feliz e Mansão dos Velhinhos. Desta vez, houve o acréscimo de proteína, através da adição de duas cartelas de ovos por cesta. Nas instituições de longa permanência de idosos, as cestas serão utilizadas pelas próprias entidades para complementar a alimentação já oferecida à clientela, e nas associações para PCDs, serão entregues para as famílias dos usuários mais necessitados.

Já nos CRAS e no CREAS, as cestas serão distribuídas às famílias referenciadas que atendem aos critérios estabelecidos para o recebimento. No CRAS Alto, a usuária Maria das Graças Rodrigues contou um pouco sobre a importância do CRAS e da distribuição de cestas básicas. Quando eu cheguei no CRAS, estava com depressão e as oficinas de artesanato me ajudaram a lidar com isso. As meninas são muito atenciosas e eu só tenho a agradecer! Sou aposentada por invalidez e o dinheiro que recebo vai quase todo para os remédios que preciso tomar. Por isso, receber essa cesta hoje significou tudo para mim”.

As famílias beneficiadas com mais essa remessa de cestas básicas, através do CRAS, fazem parte do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). Já as pessoas que fazem parte do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade e o Serviço de Proteção Especial Para Pessoas com Deficiência e Idosas receberam as cestas por meio do CREAS.