Realizada nesta sexta-feira, 12/02, reunião entre os secretários municipais de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, e de Desenvolvimento Social, Valdeck Amaral, a coordenadora do SINE Teresópolis, Renata Telles, e a coordenadora da Fundação Leão XIII em Teresópolis, Fernanda de Oliveira. Em pauta, a busca de parceria entre os órgãos municipais e estadual para fortalecer a oferta de serviços socioassistenciais a pessoas em situação de vulnera bilidade social.
“A sugestão é unir os serviços prestados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro Especializado de Referência de Assistência Social (CREAS), equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social, com os oferecidos pela Fundação Leão XIII. A proposta é que os atendimentos se complementem para aprimorar o atendimento das pessoas que mais precisam”, pontuou Valdeck Amaral.
Outra proposta avaliada é incluir a equipe da Fundação Leão XIII no programa Espaço do Empreendedor Itinerante, que desde agosto do ano passado leva diversos serviços públicos da Prefeitura de Teresópolis a moradores das áreas urbana e rural do município. Entre os atendimentos ofertados pelas secretarias de Trabalho, de Fazenda, de Desenvolvimento Social e da Ouvidoria Geral estão cadastro no banco de empregos do SINE, acesso a crédito (MEI), inscrição no Cadastro Único de programas sociais e capacitação profissional .
“As ações itinerantes que já são realizadas terão mais serviços agregados. A proposta que surgiu nesse primeiro encontro é apresentar ao Prefeito Vinicius Claussen a possibilidade de a Gestão Municipal firmar um acordo de cooperação com a Fundação Leão XIII, que é vinculada à Casa Civil do Governo do Estado, oferecendo os serviços gratuitos de emissão de carteira de identidade e de certidão de nascimento. A ideia é que, a partir de março, a sede da Fundação Leão XIII ofereça os atendimentos do Espaço do Empreended or Itinerante aos moradores dos bairros do entorno, como Alto e Beira Linha”, explicou Lucas Guimarães.
Com sede no bairro de Fátima, a Fundação Leão XIII disponibiliza, entre outros, isenção de taxa para requerimento de segunda via de carteira de identidade, certidão de nascimento, de casamento e de óbito e o Vale Social, benefício pouco conhecido da população em vulnerabilidade social.
“Nosso desejo é expandir esses recursos para a população vulnerável que ainda não conhece os seus direitos. O Vale Social garante a gratuidade de passagem de ônibus intermunicipais em transportes de concessão estadual e é destinado a pessoas com deficiência física, auditiva, visual ou mental e também a doentes crônicos em tratamento de saúde fora do município. Esta é a finalidade de fechar parcerias com as secretarias municipais: ampliar e fortalecer o atendimento e os serviços oferecidos a quem mais precisa”, concluiu Fernanda de Oliveira.
Fotos: Divulgação