Você está visualizando atualmente Prefeitura discute planejamento para a gestão de eficiência do Parque de Iluminação Pública

Prefeito Vinicius Claussen recebeu diretoria da TIM para tratar sobre o assunto

O Prefeito Vinicius Claussen recebeu nesta quarta-feira, 27, na Prefeitura, o diretor da área de governo da Empresa TIM S/A, Umberto Napolitano, e equipe, para tratar sobre a eficiência da gestão do parque de iluminação pública, por meio da tecnologia Smart Lighting, que é composta de sensores instalados nos braços de luz em pontos estratégicos, como áreas de grande circulação, vias de acesso aos bairros e praças públicas, visando o controle dos gastos públicos através da gestão inteligente, possibilitando maior economia, além de possibilitar à inserção de tecnologias que possibilitem o acesso à internet com rede de Wi-Fi público.

“A inclusão digital significa inclusão social e um dos nossos objetivos é cobrir as áreas de sombra em nossa cidade e investir, em especial, na ampliação e fortalecimento do sinal de internet no interior do município. Acesso à internet é fundamental para o desenvolvimento de toda cidade e continuaremos a investir no acesso gratuito para a população”, ressaltou o Prefeito Vinicius Claussen.

O Prefeito pontuou ainda que o investimento na iluminação de LED, por meio do TerêLED, já instalou mais de 22 mil pontos de iluminação pública no município e que o programa entrará em sua 3ª fase, com instalação de mais de 300 luminárias na RJ-130 (Estrada Teresópolis-Friburgo), a partir da próxima semana.

Durante a reunião, o Prefeito destacou o programa SandBox InovaTerê, com seis soluções inovadoras em teste no município, entre elas, a ‘Smart Lighting’, da TIM. Contando atualmente com dez sensores instalados em pontos estratégicos, o produto inovador tem a sua aplicabilidade na telegestão da iluminação pública, através de comandos remotos via aplicativo com sistema de IOT (Internet das Coisas).

Também participaram da reunião os secretários municipais Vinicius Oberg (Governo e Coordenação) e Cleiton Pimentel (Ciência e Tecnologia) e o vereador Paulinho Nogueira, líder do governo na Câmara Municipal. Na ocasião, o vereador entregou ao Prefeito ofício solicitando a necessidade de viabilizar infraestrutura para telefonia móvel na localidade de Água Quente, no segundo distrito e em Prata dos Aredes, no terceiro distrito.

Fotos: Bruno Nepomuceno