Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis vai oferecer exames de vista e de audição para alunos da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Teresópolis está preparando a contratação de empresa especializada para realização de exames anuais de Audiometria e Teste de Acuidade Visual, em clínica especializada, para os alunos que forem ingressar no primeiro ano de escolaridade na Rede Pública Municipal de Teresópolis.

“A iniciativa integra a política pública de Alfabetização de Teresópolis da gestão do Prefeito Vinicius Claussen. Dessa forma será possível avaliar se esses alunos possuem alguma dificuldade para enxergar ou para ouvir e ainda identificar qualquer possível agravamento dos problemas detectados”, explica a secretária de Educação, Satiele Santos, ressaltando que a Intenção de Cotação de Preços e Futura Aquisição por Procedimento Licitatório foram publicadas no Diário Oficial eletrônico do município (www.teresopolis.rj.gov.br/transparencia/diario-oficial/), nesta terça, 26. A data final para recebimento das propostas será dia 3/11, pelo e-mail [email protected].gov.br.

A partir dos resultados obtidos, além de um acompanhamento mais específico do Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, os pais ou responsáveis serão orientados sobre como proceder, com encaminhamento das crianças para devido acompanhamento pelas secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social.

Audiometria

A diminuição da audição (surdez) produz uma redução na percepção de sons e dificulta a compreensão das palavras. Nos casos de perda auditiva de grau leve as pessoas podem não se dar conta que ouvem menos; somente um teste de audição (audiometria) vai revelar a deficiência.

Crianças com problemas de audição, sem a devida assistência, têm dificuldades no desenvolvimento da linguagem. Se chegam à idade escolar sem que a surdez tenha sido diagnosticada, o aprendizado será difícil porque essas crianças ouvem mal o que está sendo ensinado. Daí a importância da realização do exame o mais breve possível para o bom desenvolvimento escolar do aluno.