Prefeitura de Teresópolis vai oferecer cirurgias de Oftalmologia de alta complexidade e de catarata pelo SUS

Hospital São José e Hospital das Clínicas realizarão os serviços ofertados

A Prefeitura de Teresópolis vai garantir serviços de Oftalmologia de alta complexidade em hospitais do município. A decisão aumenta a oferta de serviços na área de saúde para a população de Teresópolis, através do SUS, e diminui a necessidade de atendimento em outros municípios. Antes, as cirurgias eram realizadas em Niterói.

O hospital credenciado para realizar os serviços de oftalmologia de alta e média complexidade pelo SUS na cidade foi o Hospital São José, como explica do secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos. “No ano passado, o Hospital São José foi habilitado para Oftalmologia de alta complexidade. Este serviço estava em trâmite pela Secretaria de Estado de Saúde e, na última quarta-feira, acertamos trazê-lo para Teresópolis em uma reunião com a superintendência de alta complexidade do Estado. Em menos de dois meses todo o serviço de Oftalmologia já estará à disposição da população, que antes precisava realizá-los em em Niterói”, disse.

Com a oferta de serviços de Oftalmologia, será possível realizar cirurgias, exames e consultas ambulatoriais ofertadas pela rede municipal de Saúde. Além disso, a articulação junto ao Governo do Estado proporcionou trazer para o município a realização de cirurgias de cataratas pelo SUS no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Otaviano.

“Na mesma reunião, conseguimos um recurso que vai ser destinado ao HCTCO para cirurgia de catarata. Esse recurso deve chegar agora em abril. Tudo isso graças, a uma articulação do prefeito Vinicius Claussen junto ao governador Wilson Witzel e, posteriormente, da Secretaria Municipal de Saúde com o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, para trazer melhorias significativas para a saúde de Teresópolis”, concluiu o secretário.