Prefeitura de Teresópolis promove Festa da Ponkan neste final de semana

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis promove Festa da Ponkan neste final de semana

Evento acontece sábado, 20, e domingo, 21, no Nikkei Clube, em Pessegueiros

Realização da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, participação das secretarias de Cultura, Educação, Turismo, Esporte e Lazer, Saúde e Defesa Civil, e apoio dos produtores de ponkan, acontece neste sábado (20) e domingo (21), a partir das 9h, a Festa e Encontro Técnico da Tangerina Ponkan, comemorando a boa colheita 2024. O local do evento é o Nikkei Clube, sede da Colônia Japonesa, situado na localidade de Pessegueiros (Estrada Rio-Bahia, km 68), no 2° Distrito. A entrada é franca.

Palestras técnicas direcionadas aos produtores rurais sobre o manejo da tangerina ponkan, espaço com barracas para exposição e venda de produtos derivados da fruta, shows e recreação infantil fazem parte da programação, além do circuito de turismo rural chamado ‘Veredas da Ponkan’, com passeio guiado, com grupo de ciclistas, e corrida com o grupo ‘Amigas que a Corrida meu deu’.

“A gestão do Prefeito Vinicius Claussen retomou, em 2023, a realização deste importante evento para o crescimento rural e o fortalecimento da economia do município. Além da parte técnica, com orientações para que os produtores rurais melhorem ainda mais o padrão de qualidade de sua produção, a programação oferece atividades para uma animada confraternização”, destaca o secretário de Agricultura, Marco Aurélio Freitas.

O evento conta com o apoio da Emater-Rio, Conselho Municipal de Agricultura, Sindicato Rural de Teresópolis, Cooperativa Agrícola COOPVIERA, Associação de Moradores, AMACAMP (Amigos e Produtores Rurais de Campo Limpo, Prates e Boa Vista) e da Associação Tereviva, além de empresas privadas. A Polícia Militar estará presente, reforçando a segurança do evento.

Teresópolis é uma das regiões com maior concentração de pomares da tangerina ponkan. De acordo com dados da Emater Rio, existem cerca de 400 hectares plantados e aproximadamente 120 agricultores familiares envolvidos na atividade, com uma produção em torno de 9 mil toneladas.

Programação:
Sábado, 20/07
Barraquinhas funcionando – Café da Manhã para recepção dos participantes.
9h30 – Início com o passeio turístico ‘VEREDAS DA PONKAN’ 2024 – Circuito Jipe
9h30 – Saída – AMIGAS QUE A CORRIDA ME DEU – Corrida Mulher
9h30 – Saída do Grupo de Ciclistas – percurso VEREDAS DAS PONKANS
11h30 – Chegada gradual prevista
12h – Pausa para o almoço (diversas opções de barraquinhas no evento)
14h – ABERTURA OFICIAL
15h – Apresentação da Banda da E. M. Higino da Silveira
15h30 – Atividades com as Crianças / Secretaria M. de Esporte
17h30 – Prêmios – Sorteio Organosolo
18h as 22h – Show
Domingo, 21/07
Barraquinhas funcionando – Café da Manhã para recepção dos participantes.
9h – Palestras Técnicas
Palestra Técnica 1 – ‘Noções Básicas de Manejo da Tangerina Ponkan’
Alexandre Jacintho Teixeira – Engº Agrônomo/Gerente Técnico Regional da Emater-Rio
Palestra Técnica 2 – ‘A Importância da Análise de Fertilidade do Solo’
Kleber Cozzolino – Engº Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural de Teresópolis
Palestra Técnica 3- ‘Práticas de Conservação do Solo na Produção Agrícola’
Drª Flavia Bartoly – Engª Agrônoma e Subsecretária Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural de Teresópolis
Palestra Técnica 4 – Indicação Geográfica
Dr. Marcos Fonseca – Engº Agrônomo/Pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos
Palestra Técnica 5 – Plano Safra 2024/2025
Thaisa Aguiar – Gerente de Negócios Agro – Sicredi Paranapanema Serrana PR/SP/RJ
Mediadora do Encontro Técnico: Monique Lopes – Eng. Agrônoma da Emater-Rio.
12h – Pausa para o almoço (diversas opções de barraquinhas no evento)
14h30 – AULÃO 3ª IDADE – Secretaria de Esporte
18h as 22h – Show Musical