Com 12 máquinas e 10 caminhões do Programa Estadual ‘Limpa Rio’, serviços acontecem na cidade e no interior.
Município também é contemplado com o programa estadual ‘Limpa Rio Margens’ e duas praças serão revitalizadas.
Teresópolis, 6 de janeiro de 2025 – O Prefeito Leonardo Vasconcellos, acompanhado da vice-prefeita Afaf Ribeiro, de secretários municipais e de vereadores, recebeu, na manhã desta segunda-feira, 6/01, na Sudamtex, o Presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Renato Jordão Bussiere. A visita marcou a chegada de máquinas e de caminhões à cidade para a realização de limpeza e desassoreamento dos rios e galerias, nas áreas urbana e rural do município, através do Programa Estadual ‘Limpa Rio’. Teresópolis também foi contemplada com o programa do governo do estado ‘Limpa Rio Margens’, por meio do qual as praças da Casa de Cultura Adolpho Bloch e da Ilha do Caxangá serão revitalizadas.
“Quero agradecer ao governador Cláudio Castro, ao secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, e ao Presidente do INEA, hoje aqui conosco. Sabemos que Teresópolis sofre muito com as chuvas e, no período de transição de governo, levamos essa preocupação ao governador para que pudéssemos ter esse apoio já no início do nosso mandato. O objetivo é aliviar as intercorrências por conta das chuvas de verão. Estamos somando forças e unindo propósitos para que Teresópolis vire o jogo!”, destacou o Prefeito, agradecendo a presença dos secretários e dos vereadores.
O Presidente do INEA, Renato Jordão Bussiere, enalteceu a iniciativa do Prefeito em buscar ajuda para a cidade. “Antes mesmo de assumir a Prefeitura, Leonardo se reuniu com o Governador Cláudio Castro e com o Secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, e conseguiu esse maquinário para a limpeza dos rios aqui em Teresópolis. A gente pede também que a população faça a sua parte e não jogue entulho nos rios. Temos um carinho muito grande pela Região Serrana e estamos à disposição para contribuir com Teresópolis”, enfatizou Bussiere.
Limpeza e desassoreamento dos Rios
Nesta segunda-feira, 6/01, Teresópolis começa com a operação ‘Limpa Rio’ em duas grandes frentes, como explicou o Secretário de Meio Ambiente, Cel Maia. “A primeira frente acontece no centro da cidade, no trecho do principal rio do município, que é o Paquequer. Lá o extravasor vai subindo toda a extensão do rio, aumentando a vazão para dar conta das águas das chuvas, e vai até o Caxangá. Além disso, teremos limpeza manual das galerias e debaixo das pontes, onde a máquina não entra. A segunda frente é realizada no interior e começa em Bonsucesso”.
Em Teresópolis, os serviços serão realizados com oito retroescavadeiras e 10 caminhões e no interior, o trabalho é feito com o apoio de quatro máquinas. “A cidade já contou com outras operações ‘Limpa Rio’, mas não com esta dimensão, envolvendo esta quantidade de profissionais e de maquinários. Esse quantitativo vai fazer toda a diferença para que tenhamos um resultado bastante positivo e a população possa ficar mais tranquila quanto a possíveis transbordamentos de rios e alagamentos”, pontuou Cel. Maia.
Revitalização de Praças
Durante a visita, Leonardo e Bussiere anunciaram que Teresópolis é uma das cidades contempladas pelo programa estadual ‘Limpa Rio Margens’, por meio do qual equipamentos às margens do rio são recuperados, como praças, academias, quadras e pistas de esportes. Com a criação de áreas de lazer e de atividade física e proteção das margens, o projeto visa proporcionar o bem-estar e o convívio socioambiental dos moradores, fomentando a prática de esportes, estimulando o lazer e conscientizando o cidadão sobre a importância de preservar o meio ambiente. Serão revitalizadas as praças Juscelino Kubitschek, ao lado da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, e a Praça Ilha do Caxangá, no Caxangá.
Fotos: Gutto Rodrigues