Prefeitura de Teresópolis fortalece parceria para ações integradas com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis fortalece parceria para ações integradas com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Compartilhar:

O Prefeito Vinicius Claussen deu boas vindas ao novo chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), Marco Campos, atual coordenador do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Teresópolis. Realizado nesta quinta-feira, 16/09, o encontro foi acompanhado pelo secretário municipal de Turismo, Mauricio Weichert, o subsecretário Avelino Neto e o analista ambiental Leonardo Gomes, do Parnaso.  

“Terceira unidade de conservação mais antiga do Brasil, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos fortalece o cinturão verde de preservação ambiental no município e região, junto com o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e o Parque Estadual dos Três Picos. Daí a fundamental importância de realizarmos um trabalho integrado pela proteção do meio ambiente e a promoção do turismo de aventura”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

Instituído em maio de 2020, o Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Teresópolis (NGI Teresópolis) tem como base o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que prevê formas de gestão integrada entre Unidades de Conservação próximas ou sobrepostas. O objetivo principal é a otimização dos recursos e o compartilhamento de estruturas físicas e equipamentos, com o trabalho integrado entre as equipes. Responsável pela elaboração conjunta de planejamentos, o NGI Teresópolis integra 5 unidades de conservação: o Parnaso, a Área de Proteção Ambiental Petrópolis (APA Petrópolis), a Reserva Biológica do Tinguá (Rebio Tinguá), a Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim (APA Guapimirim) e a Estação Ecológica da Guanabara (Esec Guanabara).

“A concessão da empresa responsável pela administração do Parnaso acabou em julho e estamos operando a unidade temporariamente. O ICMBio contratou 36 agentes temporários ambientais para dar apoio na recepção de visitantes e em outras ações de uso público até que haja nova concessão. Esse procedimento deve demorar pelo menos um ano para acontecer. Vimos conhecer o prefeito e buscar uma integração com o município”, explicou Marco Campos.

Segundo o secretário de Turismo, Mauricio Weichert, a Gestão Municipal tem grande interesse em realizar um trabalho conjunto com o Parnaso. “Aproveitamos o momento para apresentar pedidos de parceria para a sinalização de trilhas e para a abertura de nova trilha interligando o novo pórtico do Soberbo, que será revitalizado em breve, à trilha do Cartão Postal. Também interessa à Gestão Municipal parceria no novo modelo de concessão do Parnaso e no compartilhamento do banco de imagens”, disse o secretário.

Foto: Bruno Nepomuceno