Prefeitura de Teresópolis esclarece cancelamento de editais da PNAB em reunião do Fórum de Cultura

No momento, você está visualizando Prefeitura de Teresópolis esclarece cancelamento de editais da PNAB em reunião do Fórum de Cultura
Compartilhar:

O secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres, que também é presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, participa nesta terça-feira, 18/02, de reunião do Fórum Municipal de Cultura de Teresópolis. Em pauta, a prestação de esclarecimentos à classe artística sobre o cancelamento de três editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) no município.

A decisão foi tomada seguindo parecer da Procuradoria Geral do Município, que constatou uma série de irregularidades nos editais “Rede Municipal de Pontos de Cultura de Teresópolis-RJ”, “Cultura em Foco” e “Estâncias Culturais”, relacionados aos chamamentos públicos 05-2024, 06-2024 e 07-2024. A Portaria SMC nº 1/2025, com o cancelamento, foi publicada no Diário Oficial da última sexta, 14/02.

De acordo com levantamento da atual gestão da Cultura, o dinheiro da PNAB, cerca de R$ 1,2 milhão, chegou ao Município em dezembro de 2023 e foi sequestrado da conta da Prefeitura em setembro de 2024, sem ter sido utilizado. Mesmo assim, os editais foram abertos um mês depois do sequestro e os vencedores anunciados, em dezembro, com a promessa de o pagamento ser honrado no exercício seguinte, em 10 de fevereiro de 2025.

A situação foi apresentada ao Ministério da Cultura, em Brasília, no dia 11 de fevereiro, pelo secretário Wanderley Peres e o Prefeito Leonardo Vasconcellos. Participaram do encontro a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins, e a secretária Estadual de Cultura, Danielle Barros, bem como o corpo jurídico e assessores do Ministério, que se inteiraram do imbróglio.