Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis, Emater-Rio e Fundação Banco do Brasil distribuem 1.100 Cestas da Agricultura Familiar para pessoas em vulnerabilidade social

Campanha ‘Proteja e Salve Vidas’ completa um ano e promove nova entrega de produtos para pessoas inscritas nos CRAS e no CREAS

Numa parceria da Prefeitura com a Emater-Rio, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e a Fundação Banco do Brasil, o Prefeito Vinicius Claussen participou, nesta terça, 18, em Bonsucesso (3º Distrito), da entrega das Cestas de Alimentos da Agricultura Familiar para pessoas em vulnerabilidade social cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Volante da localidade. O secretário de estado de Agricultura, Marcelo Queiroz, o vice-prefeito de Nova Friburgo, Serginho Doce Mania, o presidente da Emater-Rio, Marcelo Monteiro, e o supervisor do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural em Teresópolis, Maurício Reis, também participaram da entrega.

“Cada família está recebendo cesta de produtos da agricultura familiar e cesta de alimentos não perecíveis, comprados no comércio de Teresópolis. Uma grande corrente do bem em prol de quem mais precisa, que combate a fome e também movimenta a economia local, gerando renda para os produtores rurais e comerciantes de Teresópolis”, ressaltou o Prefeito Vinicius Claussen, que estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Social, Waldeck Amaral, e do subsecretário de Agricultura, Fernando Mendes.

A iniciativa integra a campanha de ajuda humanitária ‘Proteja e Salve Vidas – Juntos Podemos Transformar Realidades’, uma ação de contenção à pandemia, por meio da qual serão distribuídas, até o próximo dia 25, 1.100 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas nos quatro CRAS do município e no CREAS (Centro Especializado de Assistência Social).

A conexão campo cidade vem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, com a compra da produção, apoiando a comercialização, minimizando a crise financeira, e ao mesmo tempo ajudando as famílias em situação de vulnerabilidade social diante de um momento de incertezas com a crise sanitária da COVID-19 e de suas consequências.

‘Proteja e Salve Vidas’

A campanha de ajuda humanitária ‘Proteja e Salve Vidas – Juntos Podemos Transformar Realidades’ completa um ano e reforça o apoio à agricultura familiar. Uma ação de contenção à pandemia do novo coronavírus – COVID-19 e de garantia da segurança social é promovida por meio da parceria entre a Fundação Banco do Brasil e parceiros e a Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), vinculada à Secretaria de Estado Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, com o apoio das Prefeituras de Teresópolis e de Nova Friburgo.

Os resultados da campanha englobam dezenas de agricultores fornecedores dos produtos; abrangência total de centenas de pessoas, entre agricultores e familiares envolvidos no processo de produção; fortalecimento da capacidade operacional e espírito de coletividade da CoopVieira (Cooperativa Agrícola Capacitação e Geração de Renda da Microbacia Rio Vieira) e da APROLUC (Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica de Lúcios e Comunidades Vizinhas); proporcionando a doação de 1.100 cestas de alimentos e produtos da agricultura familiar. Em Nova Friburgo, também serão distribuídas 1.100 cestas.

Nesta segunda-feira, 17, foram entregues em Pessegueiros, no 2º Distrito, 94 cestas para famílias da localidade. Na terça-feira, 18, foram entregues 70 cestas para famílias de Bonsucesso e outras 476 cestas nos CRAS Alto e Meudon, e no CREAS. O restante das cestas, 530 unidades, será entregue no próximo dia 25, nos demais centros de assistência social. É importante ressaltar que as famílias que serão contempladas já estão cadastradas e foram comunicadas para apanhar a cesta.

Fotos: Bruno Nepomuceno