Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis e Secretaria de Saúde emitem permissão de isolamento para casos suspeitos e confirmados para Covid-19

Documento terá assinatura oficial de profissionais com nível superior que fazem parte do quadro de servidores públicos da SMS

A partir desta sexta-feira (21), a Prefeitura Municipal de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), adotará uma nova estratégia para ampliar os atendimentos da testagem contra a Covid-19. A partir deste momento, casos suspeitos e confirmados receberão um documento oficial que permite a liberação das atividades profissionais enquanto durar o isolamento domiciliar.

A medida é uma forma de agilizar o atendimento à população que seja atendida em uma unidade municipal de saúde e no Centro de Testagem (Ginásio Pedrão). Com carimbo oficial da SMS e assinatura do profissional responsável pela testagem, o documento é uma garantia de que tanto empregado quanto empregador não tenham sua saúde e serviços prejudicados durante o período. Estes profissionais responsáveis pela assinatura do documento possuem nível superior e fazem parte do quadro de servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde.

O termo segue a lei 14.128/21, que garante a dispensa do funcionário durante a situação de emergência à saúde sem que a doença precise ser comprovada em 7 (sete) dias, nos casos dos suspeitos de infecção. A mesma lei determina ainda que o Termo de Notificação de Isolamento Domiciliar seja apresentado como justificativa ao período fora do trabalho.

Diante do avanço da variante Ômicron, a procura da população por atendimento aumentou nas últimas semanas em Teresópolis, registrando uma média de 1.000 testes por dia. “Nosso objetivo com este documento é agilizar o atendimento nos centros de testagem do SUS Teresópolis. Assim, podemos garantir os direitos trabalhistas de todos os colabores de empresas. Que Deus nos ajude e nos proteja para vencermos mais esta fase!”, declarou o Prefeito Vinícius Claussen.

Também fazem parte da ação a Subsecretaria de Atenção Básica em Saúde e a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE).

Recomendações de segurança sanitária

O documento informa ao paciente todas as recomendações para proteção individual e coletiva durante o período de isolamento. São eles: isolamento social, isolamento em local com ventilação natural, proibição de visitas ao domicílio, lavagem de mãos e uso de máscaras.