Prefeitura de Teresópolis e Sebrae renovam parceria para levar programa de empreendedorismo e mercado de trabalho a 1.300 alunos, de 12 escolas municipais, em 2023

No momento, você está visualizando Prefeitura de Teresópolis e Sebrae renovam parceria para levar programa de empreendedorismo e mercado de trabalho a 1.300 alunos, de 12 escolas municipais, em 2023
Compartilhar:

Aula inaugural do JEPP aconteceu no Cerom, com participação da comunidade escolar

A Prefeitura de Teresópolis e o Sebrae RJ renovaram a parceria para levar o Programa Jovens Empreendedores (JEPP) a cerca de 1.300 alunos, do 7º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, de 12 escolas municipais, em 2023. A aula inaugural do JEPP 2023 aconteceu nesta quarta-feira, 8, no Cerom (Centro Educacional Roger Malhardes), no bairro de São Pedro. O programa do Sebrae incentiva os alunos a desenvolverem habilidades e adquirirem conhecimentos empreendedores. A atividade contou com a presença do Prefeito Vinicius Claussen, da secretária de Educação, Satiele Santos, alunos do 7º ano, familiares, equipe gestora e professores da escola.

“Eu acredito no empreendedorismo e na educação. E ver nossos jovens, tendo aula sobre isso nas escolas da rede municipal me enche de alegria. Agradeço ao Sebrae pela parceria maravilhosa no programa JEPP. Estamos plantando uma sementinha nessas crianças, para que no futuro possam realizar todos os seus sonhos. E nesse ano temos uma grande novidade: o uso de tablets adquiridos pela Prefeitura para os nossos alunos”, enfatizou Vinicius Claussen, que estava acompanhado do secretário de Governo, Lucas Pacheco. O Vereador Paulinho Nogueira também participou da aula inaugural.

Implantado em setembro de 2018 em Teresópolis, na gestão do Prefeito Vinicius Claussen, com pausa no período da pandemia, o programa já formou mais de 800 alunos. “Que dia feliz! Hoje foi um momento de entregas, de incentivo ao empreendedorismo na escola pública. Com o JEPP estamos trazendo mais uma ferramenta importante para o futuro de nossas crianças, com acesso à tecnologia buscando equidade e oportunidades. Já formamos mais de 800 alunos no programa e isso é um orgulho!”, destacou a secretária de Educação, Satiele Santos. A diretora do Departamento Pedagógico, Mônica Oliveira, e a coordenadora do Ensino Fundamental II, professora Cintia Tullii, também estiveram presentes à atividade.

Incentivando o empreendedorismo  

Destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos propõe atividades específicas para cada ano do Ensino Fundamental, sensibilizando os alunos a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Com 3 meses de duração, o programa será levado a cerca de 1.300 alunos, do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em 12 escolas municipais de Teresópolis. O conteúdo será ministrado por professores da Rede Municipal capacitados pelo Sebrae. O 7º Ano terá aulas com o tema Robótica Empreendedora; os alunos do 8º ano vão estudar as Tecnologias digitais e soluções empreendedoras; e os estudantes do 9º ano vão aprender sobre GerAção Empreendedora.

O conteúdo será transmitido pelos professores com o auxílio de conteúdo digital nos tablets disponibilizados para os alunos pela SME e nos laboratórios de informática (InovaLab) das escolas. Ao final do programa, os alunos apresentam seus projetos em uma feira de empreendedorismo promovida nas escolas.

A diretora do Cerom, Cintia Cunha Castro, aprova o programa e recebeu com entusiasmo a continuidade do JEPP na unidade. “É uma proposta excelente para despertar o interesse dos alunos. Com esse programa, eles perceberam que podem fazer o que realmente gostam e desenvolver melhor seus estudos. Tivemos resultados muito positivos em edições anteriores aqui na escola. O envolvimento dos professores e dos alunos foi extraordinário, o brilho no olhar deles por estarem participando”, comentou a diretora.

Fotos: Bruno Nepomuceno