Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis e Fundação Cecierj buscam novo espaço para ampliar a oferta de cursos do Polo Cederj

O Prefeito Vinicius Claussen recebeu nesta quinta-feira, 27/06, o presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), Lincoln Tavares, e equipe. Em pauta, a proposta de mudança do Polo Cederj de Teresópolis para nova sede, mais ampla, e a oferta de dois novos cursos superiores gratuitos no município: de Administração Pública e de Segurança Pública.

Funcionando em espaço integrado com o campus da UERJ, em imóvel no centro da cidade mantido pela Prefeitura, o Polo Cederj tem atualmente 236 alunos frequentando os cursos gratuitos de licenciatura em Geografia e Pedagogia (UERJ) e de Turismo (UniRio). A proposta é que o polo seja transferido para o CIEP José Olympio, na Barra do Imbuí, que abriga a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Comemoramos os avanços dos três cursos superiores públicos que implementamos em 2021. Agora, demonstrando que Teresópolis quer ampliar o polo integrado, solicitamos mais dois. Nossa intenção é expandir as atividades no CIEP da Barra e dividir aquele espaço com a Faetec. Hoje foi feita uma visita técnica e, na semana que vem, receberemos o secretário estadual de Ciência e Tecnologia para pleitear esse investimento em Teresópolis”, assinalou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado dos secretários municipais Vinicius Oberg (Governo e Coordenação) e Cleiton Pimentel (Ciência e Tecnologia).

O presidente da Fundação Cecierj avaliou a visita positivamente. “É um momento de retomada de parceria. Para nós é fundamental quando temos o poder público local estabelecendo pontes e firmando relações com as outras instâncias de Estado. Encontrar novas instalações para potencializar ofertas que atendam aquilo que a população quer e precisa coaduna com os interesses da educação pública, principalmente no nível superior. A receptividade de Teresópolis, através do prefeito e das instituições que ele representa, é primordial”, concluiu Lincoln Tavares, acompanhado da vice-presidente de Educação Superior à Distância, Marílvia Dansa Alencar, da diretora de Polos, Cristiane Bittencourt, e da assessora chefe de Infraestrutura, Wania Lima.

Fotos: Bruno Nepomuceno.