A partir desta terça-feira, 17/12, os artistas, fazedores de cultura, coletivos e centros culturais do município contam com uma importante ferramenta para dar mais visibilidade para suas produções e ações. É o Catálogo Cultural de Teresópolis, apresentado nesta segunda-feira, 16/12, pelas Secretarias Municipais de Cultura e de Ciência e Tecnologia.
Pelo link www.teresopolis.rj.gov.br/catalogo-cultural/ ou www.teresopolis.rj.gov.br/estrutura/cultura/, no site institucional da Prefeitura, os profissionais do setor podem se inscrever, apresentar seus portfólios e divulgar suas redes de contato, facilitando a vida dos promotores de eventos interessados em fazer contratações e se tornando mais conhecidos do público em geral.
“O Catálogo é uma vitrine para fortalecer, valorizar e promover talentos e iniciativas culturais de Teresópolis em todas as áreas, da música ao teatro, dança, literatura, artesanato, arte urbana e audiovisual. Convido a todos para se inscreverem”, disse o secretário municipal de Cultura, Ricardo Guarilha, acompanhado da subsecretária Hilna Gallo e equipe.
“O formulário cumpre os critérios da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e funciona de forma simples e objetiva. Estamos montando uma biblioteca, para que o público tenha fácil acesso às informações dos artistas dos mais variados segmentos”, completou Bernardo Rodrigues, da equipe técnica da Secretaria de Ciência e Tecnologia.
Equipamentos : Durante o evento, a Secretaria Municipal de Cultura apresentou os equipamentos adquiridos com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura) para melhorar o sistema de sonorização e iluminação dos palcos do Teatro Municipal e da Casa de Cultura Adolpho Bloch, que recebem grande número de público para acompanhar apresentações de teatro e de dança, shows, cursos, palestras e eventos diversos.
Com um investimento de R$ 76.126,00, cujo uso foi aprovado durante consulta pública realizada pela Secretaria de Cultura no mês de maio com a classe artística, foram adquiridos duas mesas de iluminação, uma mesa de som digital, um projetor multimídia, oito caixas de som e 32 refletores, entre outros equipamentos. Todas as aquisições fazem parte do patrimônio da Secretaria de Cultura.
Novidades bem-vindas : A classe artística aprovou as duas novidades. “O Catálogo Cultural é ótimo tanto para divulgar os artistas como para quem consome cultura, dando ao Município melhor capacidade de responder as demandas do setor”, comentou Verônica dos Anjos, presidente do Fórum de Cultura de Teresópolis. “É uma ferramenta fantástica, que também atende a Lei 4400/2023, do Mapa Cultural, de autoria do Vereador Teco Despachante. Vai facilitar bastante a vida de quem tem interesse em contratar os artistas da cidade”, completou o artista plástico Márcio de Paula, presidente da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis.
“Maravilhosa realização, que concretiza o sonho dos artistas de fazerem parte de um Catálogo Cultural. E os investimentos com recursos da PNAB vão valorizar diretamente o trabalho da classe artística”, opinou Marilu Andrasan, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais. “Parabenizo os envolvidos nas duas realizações, que atendem a antigos anseios da classe artística. Os aparelhos adquiridos vão qualificar os dois equipamentos públicos culturais do município”, enalteceu o ator e produtor cultural Arnaldo Almeida, coordenador do GT de Produtores Técnicos e Entidades do Fórum de Cultura.
Fotos: Jorge Maravilha