Prefeitura convoca crianças e adolescentes até 10 anos de idade, não imunizados com a vacina contra a Meningite C

Você está visualizando atualmente Prefeitura convoca crianças e adolescentes até 10 anos de idade, não imunizados com a vacina contra a Meningite C
Compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde convoca crianças e adolescentes até 10 anos de idade ainda não vacinadas para a vacina meningocócica C (Conjugada). Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, as doses estarão disponíveis em todos os postos de saúde até dezembro de 2021. 

De acordo com a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI/MS), a pandemia de Covid-19 influenciou na baixa cobertura vacinal neste grupo etário, possivelmente pelo receio da população em buscar atualiza&ccedi l;ão do Calendário de Vacinal Anual. 

Desta forma, a CGPMI pôs à disposição temporariamente até dezembro de 2021, doses da vacina meningocócica C (Conjugada) para os não vac inados até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Apesar da faixa etária de maior risco ser crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e jovens adultos são os responsáveis por manter a doença em circulação. 

Assim, a Secretaria Municipal de Saúde busca aumentar a proteção cont ra a meningite C, evitando a ocorrência de surtos da doença pelo sorogrupo C, internações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. Com a vacinação, também será otimizado o uso das doses, em virtude do baixo consumo desta vacina nos últimos anos e existência de quantitativo nos estoques.