Prefeitura capacita servidores em sistema que viabiliza acesso a recursos federais

Marcado para os dias 6 e 7 de fevereiro, o curso de capacitação sobre o Siconv (Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal). Pelo menos um servidor de cada secretaria municipal é convocado a fazer o curso.

O objetivo é promover conhecimento sobre a plataforma e os procedimentos necessários para inscrição, acompanhamento e prestação de contas de recursos provenientes de emendas parlamentares. A facilitadora será a advogada Regina Lemos de Andrade, Gestora do Siconv desde 2013, no Ministério do Planejamento.

“Entender a plataforma e o processo de recebimento e prestação de contas dos recursos públicos vai fazer toda a diferença. Temos todo interesse no desenvolvimento técnico de nossos colaboradores. O Prefeito Vinicius Claussen tem feito escolhas técnicas para seus colaboradores e a proposta é que esse perfil predomine no quadro funcional da Prefeitura. A capacitação é uma das estratégias para a gestão de resultados”, explica Mara Bastos, Subsecretária de Projetos Especiais.

O Siconv é uma ferramenta online que agrega e processa informações sobre as transferências de recursos federais para estados e municípios. Entre as vantagens estão a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.