Prefeitura apresenta “ConectaTerê” em evento virtual sobre internet e conectividade

No momento, você está visualizando Prefeitura apresenta “ConectaTerê” em evento virtual sobre internet e conectividade
Compartilhar:

Com intuito de ampliar a conectividade e reduzir a desigualdade digital, a Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, realizará uma live no dia 22 de setembro, às 15h, para apresentar o programa ”ConectaTerê”.

Com o tema “Teresópolis mais digital e menos desigual”, o evento virtual abordará as principais ações e desafios para a ampliação e o fortalecimento da infraestrutura, como as melhorias da internet no Interior, a conectividade na Educação, a Agenda 5G, com a nova Lei das Antenas e a atração de investimentos para o município.

Transmitido pelo canal oficial Youtube/Prefeitura de Teresópolis, o evento virtual terá a participação do Prefeito Vinicius Claussen; do secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg; do chefe da Assessoria Técnica da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Humberto Pontes; e do presidente da Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações), Luciano Stutz. A mediadora será Thaís Ferreira, gerente executiva do SerraTec – Parque Tecnológico da Região Serrana.

“Como a ONU avaliou em 2014, o acesso à internet é um direito humano do século 21, e a pandemia evidenciou a importância da conectividade para toda a sociedade. Estamos trabalhando para reduzir a desigualdade digital, para que Teresópolis alcance o desenvolvimento tecnológico e seja referência no setor”, frisa o Prefeito Vinícius Claussen.

Ampliação da cobertura 4G no Interior

Recentemente, o prefeito Vinícius Claussen conseguiu inserir diversas áreas da zona rural de Teresópolis no próximo leilão que a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicação – irá realizar. Na proposta da Agência, as operadoras deverão levar 4G para todas as cidades sem essa tecnologia até 2024 e cobrir todas as estradas federais até 2027.

Conectividade na Educação

Outra iniciativa em andamento é a disponibilização de Chips 4G para toda a rede municipal de ensino. A operadora Tim venceu o processo licitatório para atender o 1º Distrito e a Claro, para o 3º Distrito. Como não houve interessados para o 2º Distrito, a Gestão Municipal estuda medidas para suprir a demanda da região.

Lei das Antenas e preparação para chegada do 5G

A Prefeitura está preparando o município para a implantação da quinta geração de internet móvel, a 5G. O planejamento envolve um diagnóstico da realidade do município e a aprovação da nova Lei das Antenas, que irá simplificar o processo de instalação de antenas e atrair novos investimentos em infraestrutura. Tráfego de dados muito mais rápido, conexões mais estáveis e capacidade de suporte de um número elevado de equipamentos conectados ao mesmo tempo são algumas vantagens dessa tecnologia.