Prefeito Vinicius Claussen vistoria início da reforma do Hemonúcleo de Teresópolis

You are currently viewing Prefeito Vinicius Claussen vistoria início da reforma do Hemonúcleo de Teresópolis
Compartilhar:

Durante a obra, a doação de sangue é feita no Hospital São José

Teresópolis, 18 de janeiro de 2021 – Iniciadas nesta segunda-feira, 18/01, e com previsão de até 6 meses de duração, as obras de reforma geral do Hemonúcleo de Teresópolis foram vistoriadas pelo Prefeito Vinicius Claussen. Acompanhado pelo secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos, e pela subsecretária de Atenção à Saúde, Patrícia Aragão, o Prefeito percorreu todos os ambientes, conferindo detalhes do projeto com o engenheiro civil Wályson Moura, responsável técnico da empresa contratada pela Prefeitura, por meio de licitação. Durante a obra, a coleta de sangue é feita na Unidade de Hematologia do Hospital São José (HSJ), localizado na Rua Judith Maurício de Paula, 135, no Alto.

“O Hemonúcleo é uma estrutura de saúde que existe há 19 anos no município e precisava passar por uma modernização, principalmente no que tange à biossegurança da área de trabalho dos profissionais do setor. Teresópolis está investindo na melhoria das estruturas de saúde para que possamos vencer todos os desafios e oferecer serviços de qualidade a todos os cidadãos”, assinalou Vinicius Claussen.

Os recursos do Ministério da Saúde, através de projeto de emenda parlamentar no valor de R$ 223.138,99, liberados e fiscalizados pela Caixa Econômica Federal, foram conquistados pela Gestão Municipal. “Foi necessária a ação do Prefeito em Brasília para agilizar os trâmites burocráticos. Esse é um projeto antigo, pois o Hemonúcleo precisa de adequações às normas sanitárias vigentes. Serão feitas obras nos espaços de triagem e dos doadores, nas salas de processa mento de sangue e hemoderivados, e a unidade receberá equipamentos e gerador novos”, relatou o secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos.

A humanização do atendimento é outro ponto que será garantido pela reforma. “As adequações vão atender as resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), humanizando o atendimento do doador de sangue e o trabalho dos profissionais de saúde. Doar sangue é vida e essa humanização é essencial”, pontuou a subsecretária Patrícia Aragão.

Inaugurado em 2001 em espaço anexo ao Centro de Saúde da Várzea (Rua Francisco Sá, 299) e com uma média de 200 doações mensais, o Hemonúcleo de Teresópolis atende o município e as cidades vizinhas de Guapimirim, e São José do Vale do Rio Preto, auxiliando eventualmente hospitais de Nova Friburgo, Magé e até do Rio de Janeiro.

Doação de sangue no HSJ

Devido ao início das obras de reforma do Hemonúcleo Municipal, desde esta segunda-feira, 18/01, o atendimento para coleta de sangue é feito na Unidade de Hematologia no Hospital São José (Rua Judith Maurício de Paula, 135, Alto). Para a doação não há necessidade de agendamento. É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (exceto feriados). O telefone para informações é (21) 97142-1063.

Para doar sangue é necessário:

  • Estar bem de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos e peso superior a 50 quilos;
  • Adolescentes entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais;
  • O limite de idade para a primeira doação é 60 anos; quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto;
  • Ter feito uma refeição leve, não ter consumido gordura nem ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter fumado ao menos uma hora antes;
  • Uso de medicamentos e vacinas e ter sido submetido a cirurgias podem tornar o doado inapto;
  • Após 30 dias sem sintomas de COVID-19, o doador estará apto a doar.

Fotos: Bruno Nepomuceno